Contador de visitas

contador gratuito de visitas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

MIL VEZES BOA NOITE - DVD

MIL VEZES BOA NOITE (Tusen ganger god natt) 
Drama / 117 min / Noruega; Irlanda; Suécia / 2013 

Direção: Erik Poppe Roteiro: Harald Rosenlow Eeg 
Produção: Finn G & Strein Kvae 
Música: Hugo Ekornes 
Fotografia: John Christian Rosenlund 
Direção de Arte: Elanor Wood 
Figurino: Judith Willians 
Edição: Sofia Linogren 
Elenco: Juliette Binoche (Rebecca); Nikolaj Coster-Waldau (Marcus); Chloë Annett (Jessica); Maria Doyle Kennedy (Mireille Darc). 

SINOPSE: Rebeca (Juliette Binoche) é uma das 5 melhores fotografas de guerra do mundo em atividade. Designada à Cabul e Istambul para investigar jovens mulheres-bombas, acaba gravemente ferida em uma explosão. Isto abala sensivelmente o relacionamento familiar e seu marido (Nikolaj Coster-Waldau) lhe dá um ultimato exigindo para ela deixar de viver esta rotina arriscada. O marido, por outro lado, combate vestígios de plutônio no mar, que causam estranhas mutações em espécies marinhas. 
COMENTÁRIO: Erik Poppe, baseado nas suas experiências como ex–fotografo de zonas de conflito, insere esta historia dentro de um drama doméstico. O foco é a fotografia jornalística que questiona se pode mesmo valer tanto e se existe uma ética quando o fotógrafo se apropria da imagem de uma pessoa que sofre por questões políticas, miséria, guerras... e se justifica a divulgação destas imagens tão pavorosas. 
Um trabalho exemplar de Juliette Binoche, que aqui consegue “dizer” até sem palavras, o que sua personagem “pensa” através da intensidade expressiva de seu rosto. Um destaque pelo bom trabalho de Nikolaj Coster-Waldau e a jovem Lauryn Canny Boas imagens do cinegrafista John Christian Rosenlund mostrando da aridez do deserto á desolação da praia irlandesa, ao conforto do lar e Poppe aproveitou fotos feitas por ele nos anos 80 quando era fotografo de guerra. 
Existe aqui uma metáfora perfeita no duplo sentido do verbo “disparar” para a fotografia e para a arma, ilustrando o uso da imagem como agressão e invasão. 
Um ponto alto do filme é num momento de discussão entre mãe e filha e a filha com a máquina fotográfica dispara dezenas de fotos a poucos centímetros do rosto de Rebecca, enquanto a mãe se desespera e chora. O que poucos sabem é que esta profissão em busca compulsiva de registros é quase uma dependência química. Um ótimo filme. 

Nota 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário