Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

SNIPER AMERICANO

SNIPER AMERICANO (American Sniper)(Franco-atirador)
Ação / 132 min / EUA / 2014

Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Jason Dean Hall , adaptado do livro “American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History”,
Produção: Bradley Cooper; Clint Eastwood; Peter Morgan; Andrew Lazar;  Robert Lorenz.
Música: Clint Eastwood ; Canção: "Taya's Theme"
Fotografia: Tom Stern
Direção de Arte: Harry E. Otto; Dean Wolcott
Desenho de Produção: Charisse Cardenas; James J. Murakami
Edição: Joel Cox; Gary Roach
Elenco: Bradley Cooper (Chris Kyle); Sienna Miller (Taya Renae Kyle); Luke Grimes (Marc Lee); Jake McDorman (Biggles); Cory Hardrict (D/Dandridge); Navid Negahban (Sheikh al-Obeidi); Keir O'Donnell (Jeff Kyle); Kyle Gallner (Goat-Winston).
SINOPSE: O filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), um texano de origem humilde que por volta dos 30 anos resolve abandonar a vida de cowboy e ingressar nas forças armadas norte-americanas como um atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Enviado para uma das maiores zonas de conflitos que o mundo já viu nesse e no último século, Kyle conseguiu virar uma lenda, matando durante cerca de dez anos,  mais de 100 pessoas nos combates em que marcou presença sempre protegendo seus colegas de combate. Obviamente, sua vida familiar sofre um grande tormento cada uma das quatro vezes que vai e volta da guerra.
COMENTARIO: Chris Kyle teve suas lições de heroísmo desde sua infância. Seu pai dividiu a humanidade em lobos, cordeiros e cães pastores e o filho optou ficar com o terceiro papel livrando os inocentes do mal. Como bom texano, sem futuro nos rodeios nos torneios de cowboy, foi dentro da força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos, nos Navy Seals, que encontrou o caminho certo para assumir a sua vocação. Com a habilidade na mira precisa nos fuzis, virou o atirador de elite e passou ser o pastor que protegeria seus colegas de ameaças aparentemente invisíveis. Isto fazia com que os soldados acreditassem que alguém olhava por eles nos momentos de perigo.
Clint Eastwood , assumiu a produção e direção. Bradley Cooper que também participa na produção do filme, como ator mudou seu corpo, aprimorou o sotaque texano, ganhou intimidade com rifles e estudou cada trajeto de Kyle.
O filme também mostra o patriotismo que leva homens e mulheres para a guerra e o amor à nação durante o alistamento.   
O longa foge da política e questiona especialmente a guerra em si e reforça as consequências psicológicas que atingem os protagonistas após ver tanta tragédia.
Sienna Miller é o grande destaque. Sua personagem Taya, mulher de Kyle, acompanha o processo de desumanização do marido e o seu desespero em querer que o marido largue o exército e volte a ser um pai presente.
O filme concorre ao Oscar como:melhor filme, melhor ator, Roteiro adaptado, Montagem, edição de som e mixagem de som.

Enfim o “Sniper Americano”, é uma obra que faz pensar e que não é apenas um filme bem resolvido e fácil de esquecer.

Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário