Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sábado, 14 de janeiro de 2012

UM DIA

UM DIA (One Day)
Drama / Romance / 107 min / EUA / Reino Unido / 2011

Direção: Lone Scherfig
Roteiro: David Nicholls
Produção: Nina Jacobson
Música: Rachel Portman
Fotografia: Benoît Delhomme
Direção de Arte: Mark Tildesley
Figurino: Odile Dicks-Mireaux
Edição: Barney Pilling
Elenco: Anne Hathaway (Emma), Jim Sturgess (Dexte), Patricia Clarkson (Alison), Romola Garai (Sylvie), Jodie Whittaker (Tilly), Rafe Spall (Jan); Ken Stott (Steven).
SINOPSE: História de Dexter Mayhew (Jim Sturgess) e Emma Morley (Anne Hathaway), que se conheceram na noite em que eles se formaram na Universidade de Edimburgo em 15 de junho 1988 e concordaram em manter a amizade e visitar um ao outro na mesma data todos os anos para ver como estão suas vidas. Embora ambos passem por diversos envolvimentos românticos, eles têm uma ligação especial que não conseguem explicar.
COMENTARIO: Um filme da diretora dinamarquesa Lone Scherfig, adaptação ao cinema do best seller do escritor David Nicholls.
A trama começa em 1988, quando Dexter e Emma festejam a formatura na Universidade de Edimburgo com uma bebedeira e uma quase noite de amor.
Ao longo de 20 anos, sempre no dia 15 de julho, ressalta os momentos mais marcantes de cada ano dos vaivéns afetivos de Dexter e Emma, resultando em um grande amor platônico.
“Um Dia” é um filme simpático, que aborda com certo humor e ironia, e de uma maneira diferente, temas sobre amizade através do tempo, imaturidade, com dois atores fantásticos (Anne Hathaway e Jim Sturgess), mostrando uma química incrível. Cenários bem construídos na Inglaterra, Escócia e França acompanhados pela bela a trilha sonora de Rachel Portman.
E um filme bonito, que poderia se converter em uma água com açúcar, mas graças à diretora, o roteiro muito bem adaptado e a uma perfeita edição, virou em filme bem diferente, mas que pode não agradar a muitos.


Nota 8


Lone Scherfig é uma cineasta dinamarquesa nascida em Copenhagen, na Dinamarca em 02 de maio 1959. Ela se formou na Dinamarca no Film School em 1984, e começou sua carreira como diretora com "A Birthday Trip". Ela participou no manifesto Dogma 95 dirigindo (Italiano para principiantes), em 2000.
Ganhou o Urso de Prata de Berlim (Prêmio do Júri) em 2001 Festival Internacional de Berlim. Mais recentemente, dirigiu Education (2009), baseado em um artigo autobiográfico do jornalista britânico Lynn Barber. O filme recebeu três indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Carey Mulligan) e Melhor Roteiro Adaptado. Seus últimos filmes como diretora foram: Meu irmão quer se matar (2002); Just Like Home (2007); Educação (2009); O Dia (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário