Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MELANCOLIA - DVD

MELANCOLIA (Melancholia)
Ficção Científica / 130 min / Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Suécia / 2011.


Direção: Lars von Trier
Roteiro: Lars von Trier
Produção: Meta Louise Foldager e Louise Vesth
Música: Richard Wagner
Fotografia: Manuel Alberto Claro
Direção de Arte: Simone Grau
Figurino: Manon Rasmussen
Edição: Molly Marlene Stensgaard e Morten Hojbjerg
Elenco: Kirsten Dunst (Justine); Charlotte Gainsbourg (Claire); Kiefer Sutherland (John); Charlotte Rampling (Gaby); John Hurt (Dexter); Stellan Skarsgard (Jack); Alexander Skarsgard (Michael); Brady Corbet (Tim); Jesper Christensen (Padre); Cameron Spurr (Leo); Deborah Fronko (Mãe de Michael); Udo Kier.
SINOPSE: Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.
COMENTARIO: A abertura por 10 minutos com musica da ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner, que serve de trilha sonora.
Justine (Kirsten Dunst) inicia com olhar de tristeza encarnando uma melancólica personagem, mostra sua relação com os rituais de um casamento, a suntuosidade do castelo onde acontece a recepção, entre sorrisos e discursos familiares que não fazem o menor sentido. É obrigada a ser feliz, porem está sensível, frágil e com medo de dar um passo importante.
Lars declarou: "Nada de finais felizes" e fez o anúncio do fim do mundo como algo trágico e apavorante e: um belo filme sobre o fim do mundo.
Quando Lars exibiu o filme no Festival de Cannes disse que simpatizava com Hitler - depois pediu desculpas, mas foi oficialmente banido do festival. Difícil dizer se realmente levaria a Palma de Ouro em Cannes este ano. Mais difícil ainda não culpar a polêmica de suas declarações (mal interpretadas pela imprensa) sobre Nazismo.

O filme “Melancholia” teve os seguintes premios:
Em Cannes 2011 - Kirsten Dunst Ganhou como Melhor Atriz
Em European Film Awards 2011 – Ganhou:
Melhor Filme; Melhor Fotografia; Melhor Cenografia e teve indicações para: Melhor Diretor - Lars von Trier; Melhor Atriz - Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg, melhor roteiro e melhor Edição.
Em Independent Spirit Awards 2012 foi Indicado para Melhor Filme Estrangeiro.


Nota: 7,5


Lars von Trier, cineasta dinamarquês, nasceu em Copenhague em 30 de abril de 1956. Ficou conhecido após fundar, junto com Thomas Vinterberg, o manifesto Dogma 95, no qual há 10 regras para a produção de filmes, como: não usar cenários, não usar banda sonora, usar apenas câmara de ombro, sempre a cores, proibidos os filtros e truque fotográficos, proibidos homicídios, armas etc. O seu único filme que segue essas regras é: “Os Idiotas”,
Hoje trabalha num projeto pessoal em que roda 3 minutos de filme todos os dias em diferentes locais na Europa. A sua intenção é realizar este trabalho durante 33 anos e, como ele teve início em 1991, a previsão é de que o filme seja lançado, apenas, em 2024.
Numa conferência de imprensa do Festival de Cannes (edição 2011), o diretor revelou ser simpatizante de Hitler, autoproclamando-se nazista. Com esta declaração, o diretor foi expulso pelo conselho dirigente do festival.
Seus últimos filmes como diretor foram:
2009 – Antichrist ; 2007 - Wasington (anunciado); 2006 - Direktøren for det hele (O Grande Chefe); 2005 – Manderlay;; 2003 – Dogville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário