Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sábado, 7 de janeiro de 2012

CAVALO DE GUERRA

CAVALO DE GUERRA (War horse)
Drama bélico / 140 min./ USA, Reino Unido / 2011.

Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Lee Hall y Richard Curtis; baseado na novela de Michael Morpurgo.
Produção: Revel Guest, Frank Marshall e Steven Spielberg.
Música: John Williams
Fotografia: Janusz Kaminski
Direção de Arte: Rick Carter
Figurino: Joanna Johnston
Edição: Michael Kahn
Elenco: Jeremy Irvine (Albert Narracott); Peter Mullan (Ted Narracott); Emily Watson (Rose Narracott); Niels Arestrup (Grandfather); David Thewlis (Lyons); Tom Hiddleston (Captain Nicholls); Benedict Cumberbatch (Maj. Jamie Stewart); Celine Buckens (Emilie); Toby Kebbell (Geordie Soldier); Eddie Marsan (Sgt. Fry); David Kross (Gunther).
SINOPSE: Cavalo de Guerra começa com a notável amizade entre um cavalo chamado Joey e um jovem chamado Albert, que o domestica e o treina. Quando eles são forçados a se separar, o filme acompanha a extraordinária jornada do cavalo, seguindo seus passos pela guerra, alterando e inspirando a vida daqueles que encontra a cavalaria britânica, os soldados alemães, e um fazendeiro francês e sua neta.
COMENTARIO: Baseado no livro "War Horse" para crianças escrito por Michael Morpurg, os roteiristas Lee Hall e Richard Curtis desenvolveram essa simples história, que se tornou grande nas mãos talentosas do diretor.
Acompanha aqui a historia através da visão do cavalo Joey, de forma sensível vemos uma amizade verdadeira é capaz de enfrentar qualquer obstáculo para sobreviver.
Uma das mais belas cenas é onde o cavalo fica preso entre os dois lados da guerra, criando sua própria “Terra de Ninguém”.
O diretor acerta nesta guerra não julga nem alemães, ingleses ou franceses, que todos são iguais diante do cavalo preso no arame farpado e se unindo para salvar o animal.
Faz lembrar o filme “Feliz Natal” onde alemães, franceses e escoceses fazem uma trégua suspendendo o fogo para comemorar o Natal entre eles.

O filme retrata também a Guerra das Trincheiras da 1° Guerra Mundial (1914-1918)
As lutas são alguns pontos altos do filme, brilhantemente planejadas e com algumas imagens realmente empolgantes como a carga de cavalaria através da grama alta.
Temos uma fotografia deslumbrante de Janusz Kaminski nas paisagens do interior da Inglaterra, os figurinos perfeitos de Joanna Johnston e a direção de arte de Rick Carter que conseguiu recriar esse período histórico de forma primorosa.

O filme que mexe com sentimentos, os existentes entre avô com netos, entre os dois eqüinos principais e entre irmãos e soldados se protegendo no front.
“Cavalo de Guerra” alem de mexer com os sentimentos e fazer chorar nos momentos certos é um filme tecnicamente muito bem feito, digno de Spielberg.


Nota 8,5


Steven Allan Spielberg nasceu em Cincinnati EUA em 18 de dezembro de 1946, dos pais Leah Posner Spielberg Adler, restauradora e pianista de concerto e Arnold Spielberg, engenheiro de computação. Morou grande parte da sua vida em Phoenix. Irmão mais velho de três irmãs, que quase sempre eram usadas como cobaias em seus filmes caseiros.
Assim como a grande maioria dos cineastas, começou a filmar com uma câmera super-8 ainda na sua infância. De família judaica, Spielberg sofria preconceito por intermédio de brincadeiras anti-semitas. Os seus primeiros longa, Encurralado (1972) E.T. - O Extraterrestre (1982), Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993), O Resgate do Soldado Ryan (1998), além do A Lista de Schindler. Por esse último, ganhou o seu primeiro Oscar de melhor direção. Também obteve imenso sucesso como produtor. A lista é extensa, mas alguns dos filmes mais conhecidos são: Poltergeist (1982), Gremlins (1984), "“ Os Goonies “" (1985), a trilogia De Volta Para o Futuro e MIB - Homens de Preto (1997).
Atualmente é casado com a atriz Kate Capshaw, tem seis filhos; um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving, atual esposa do diretor brasileiro Bruno Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário