Contador de visitas

contador gratuito de visitas

domingo, 22 de janeiro de 2012

HOMENS E DEUSES - DVD

HOMENS E DEUSES (Des Hommes et des Dieux)
Drama / 122 min / França / 2010


Direção: Xavier Beauvois
Roteiro: Etienne Commar, com diálogos de Xavier Beauvois.
Produção: Pascal Caucheteaux e Etienne Com
Música: Loic Prian
Fotografia: Caroline Champetier
Figurino: Alice Cambournac
Edição: Marie-Julie Maille
Elenco: Lambert Wilson (Christian); Michael Lonsdale (Luc); Olivier Rabourdin (Christophe); Philippe Laudenbach (Célestin); Jacques Herlin (Amédée); Loïc Pichon (Jean-Pierre); Xavier Maly (Michel); Jean-Marie Frin (Paul); Abdelhafid Metalsi (Nouredine); Sabrina Ouazani (Rabbia); Abdellah Moundy (Omar); Olivier Perrier (Bruno); Farid Larbi (Ali Fayattia); Benhaïssa Ahouari (Sidi Larbi); Idriss Karimi (Hadji).
SINOPSE: Década de 90. Um grupo de oito monges franceses vive em um mosteiro localizado no alto de uma montanha na Argélia. Liderados por Christian (Lambert Wilson), eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana local. O exército oferece proteção contra as ameaças que surgem, mas os monges a recusam. Preferem levar sua vida de forma simples, dando continuidade à sua missão independente do que vier a acontecer com eles.
COMENTARIO: Em Homens e Deuses o diretor francês Xavier Beauvois se concentra mais no elemento humano do que na violência da historia em si. Ele não julga nem apresenta vilões responsáveis e da mais ênfase aos oito monges comandados pelo relutante Christian (Lambert Wilson) que lidam com a situação e quais as decisões mais corretas a serem tomadas, ficar ou sair do mosteiro ou concordar ou não, com as concessões impostas pelas autoridades locais do governo corrupto de permitir a entrada de armas no templo para  protegê-los.
Acredito que o ponto alto do filme é a cena com os monges sentados bebendo vinho, com o fundo musical do “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky, se comunicando com olhares e expressões no rosto, sem palavras e representando “a ultima ceia" destes homens.
Uma ótima fotografia, um roteiro magnificamente adaptado, uma perfeita montagem e um trabalho impecável dos monges Luc (Michael Lonsdale) e Christian (Lambert Wilson).


Nota: 8


Xavier Beauvois nasceu em 20 de março de 1967 em Auchel na França conhecido como um ator francês, cineasta e roteirista. Seu filme “Não se esqueça que você vai morrer” foi celebrado o Festival de Cinema de Cannes 1995, onde ganhou o Prêmio do Júri.
Seu filme “Homens e Deuses” recebeu o Grand Prix o Prêmio do Júri Ecumênico no 2010 Cannes Film Festival. Dirigiu alguns ótimos filmes como: Nord (1991); Não se esqueça Você vai morrer (1995); O jovem tenente (2005); Villa Amalia (2009); O Camaleão (2010); Of Gods and Men (2010); Farewell, My Queen (2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário