Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 6 de março de 2012

SEPARAÇÃO - A

A SEPARAÇÃO (Jodaeiye Nader az Simin)
Drama / 123 min / Irã / 2011


Direção, Roteiro e Produção: Asghar Farhadi
Fotografia: Mahmood Kalari
Edição: Hayedeh Safiyari

 SINOPSE: Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos afaseres domésticos e por tratar da rotina de seu pai. A empregada, que está grávida, aceita o trabalho sem avisar o seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso.
 COMENTARIO: Um roteiro muito interessante do Farhadi, que trata assuntos como  consciência, honra e religião. Estes pesam muito e tem um papel muito importante na historia. 
Um destaque especial em todos os interpretes femininos, tanto infantis como adultos, representados por belas personagens.
 Possivelmente devido à vestimenta, quase sempre coberto e apenas aparecendo o rosto, os gestos e olhares delas foram muito bem aproveitados pelo diretor.
 Mas a maior parte do filme o espectador tem que assistir cenas mostrando a pobreza do povo iraniano, longas e repetidas discussões que não levam a nada, e sem trilha sonora dando vontade de sair da sala. Um filme muito desagradável de assistir e mesmo assim e possivelmente por falta de outras opções melhores, este filme iraniano foi vencedor do Oscar 2012 na categoria melhor filme estrangeiro, ganhou dois Ursos de Prata (melhor ator e melhor atriz) e o Urso de Ouro, prêmio máximo para o melhor filme.

Com saudades de filmes iranianos como “Filhos do Paraiso”.

Nota : 6

Asghar Farhadi nasceu em 1972 no Irã. Ele ficou interessado em cinema na sua adolescência e iniciou sua educação cinema juntando o Juventude Cinema Sociedade de Esfahan em 1986 onde fez 8mm e 16mm curtas-metragens. Ele recebeu seus diplomas de graduação em Teatro da Universidade de Teerã Escola de Arte Dramática em 1998 e seu mestrado em direção de palco de Tarbiat Modarres Universidade alguns anos mais tarde. Seu quarto filme, “Procurando Elly” feito em 2009 foi chamado de "uma obra-prima" pelo crítico de cinema David Bordwell e ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor no 59 Festival de Cinema de Berlim Internacional, bem como o de Melhor Filme no Tribeca Film Festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário