Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sábado, 24 de março de 2012

DRIVE

DRIVE (Drive)
Ação/Drama / 100 min./ EUA / 2011


Direção: Nicolas Winding Refn
Roteiro: Hossein Amini baseado no livro de James Sallis
Produção: Michel Litvak, John Palermo, Marc Platt, Gigi Pritzker, Adam Siegel
Música: Cliff Martinez
Fotografia: Newton Thomas Sigel.
Direção de Arte: Beth Mickle
Figurino: Erin Benach
Edição: Mat Newman
Elenco: Christina Hendricks (Blanche); Ryan Gosling (Motorista); Carey Mulligan (Irene); Ron Perlman (Nino); Bryan Cranston (Shannon); Albert Brooks (Bernie Rose); Oscar Isaac (Guzman); Kaden Leos (Benicio).
SINOPSE: Ryan Gosling interpreta neste filme um piloto profissional que trabalha em cenas de perseguição de carros em Hollywood. Além disso, ele usa sua habilidade e precisão no volante como motorista em assaltos. Dentro do seu mundo solitário ele conhece Irene (Carrey Mulligan), cujo marido sairá da prisão em poucos dias. Disposto a ajudar essa família a pagar uma antiga dívida, ele se dividirá entre usar todas as suas habilidades para salva-lá ou embarcar em uma fulminante paixão.
COMENTARIO: O filme é feito a partir de um roteiro pobre e é aí que entra a boa direção que manipula principalmente as imagens. Um filme de ação que quase não tem ação, mas possui uma identidade própria.
O diretor Nicolas Winding Refn troca a aventura convencional pela lentidão do desenvolvimento e mostra uma ação de maneira diferente sem entediar.
O protagonista que carrega em sua boca um palito de dente, quase não fala, mostra ele pensativo e calculando friamente como será sua próxima ação. Estas pausas são criadas com êxito pelo diretor.
Tiros, explosões, sangue, correria inverossímeis, carros a prova de balas, pentes com milhares de balas e muitas outras passagens que não são para dar muita importância e logicamente fazem parte para entreter o público.
No filme existem passagens que lembram “Á prova de Morte” de Quentin Tarantino.
A fotografia do filme é lindíssima, com belas imagens noturnas da paisagem urbana. Uma excelente música eletrônica. Um trabalho excelente de edição misturando momentos no tempo e futuro e passado com efeitos de fusão no rosto de Gosling sobreposto a cidade de Los Angeles, aos carros, ora a silhueta e a sombra, ora a luz dos faróis na altura dos olhos e de câmera com o rosto ensangüentado, saindo de cena, recuando à escuridão.


Nota: 7,5


Nicolas Winding Refn nasceu em 29 de setembro de 1970 em Copenhague, na Dinamarca. Aos oito anos ele se mudou para Nova York com seus pais, onde ele viveu seus anos de adolescência. Nova York tornou-se rapidamente a sua cidade e logo começou a moldar o futuro de Nicolas. Aos 17 anos, Nicolas voltou para Copenhague para completar o Ensino Médio. Após a sua formatura voltou para Nova York, onde freqüentou a Academia Americana de Artes Dramáticas. No entanto, essa educação foi interrompida quando Nicolas jogou uma mesa em uma parede da sala de aula e foi expulso da Academia. Continuou na Escola de Cinema da Dinamarca, mas também abandonou. Com apenas 24 anos, Nicolas escreveu e dirigiu a extremamente violenta trilogia Pusher, (1996) com premio como melhor diretor em Cannes 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário