Contador de visitas

contador gratuito de visitas

segunda-feira, 9 de março de 2015

WHIPLASH – Em Busca da Perfeição

WHIPLASH – Em Busca da Perfeição (Whiplash) 
Drama / 107 min / EUA / 2014 

Direção: Damien Chazelle 
Roteiro: Damien Chazelle 
Produção: Jason Blum; Helen Estabrook; David Lancaster; Michel Litvak. 
Música: Justin Hurwitz 
Fotografia: Sharone Meir 
Direção de Arte: Hunter Brown 
Desenho de Produção: Melanie Jones 
Figurino: Lisa Norcia 
Edição: Tom Cross 
Elenco: Miles Teller (Andrew Neyman); J.K. Simmons (Terence Fletcher); Paul Reiser (Jim); Melissa Benoist (Nicole); Jayson Blair (Travis); Austin Stowell (Ryan); Damon Gupton (Mr. Kramer); Kofi Siriboe (Bassist); 

SINOPSE: Um jovem baterista (Miles Teller) sonha em ser o melhor de sua geração. Com o treinamento de o respeitado, temido e impiedoso mestre do jazz, Terence Fletcher (JK Simmons), o músico começa a ultrapassar todos os seus limites, inclusive tomando atitudes que jamais pensou que tomaria. 
COMENTARIO: Apos apresentar perfeitamente seus dois personagens principais em apenas cinco minutos , vemos que somente se trata de batalha monstruosa por alcançar algo tão inalcançável como a Perfeição. 
Mas o Mestre Terence Fletcher demostra ser uma pessoa insana, tirana, animalesca, um monstro intimidando e humilhando os alunos em proveito da virtuose. 
A justificativa é só pode florescer com esforço e muitas vezes empurrões são mais necessários que tapinhas nas costas “Não é a toa que o jazz esta morrendo”. 
Estes seus estados emocionais mantem o publico incerto de suas intenções. 
Em certos momentos no filme Fletcher é visto tratando com amabilidade com a filha de um colega depois de arremessar uma cadeira em direção a Andrew. 

As cenas musicais são excepcionais, em especial a montagem perfeita entre ator e seus dublês músicos, mas a grande força da produção se concentra na carga emocional das atuações. 
A pergunta que fica é: no final, o sacrifício valeu a pena? O diretor Damien Chazelle não deixa claro se inspira seus alunos ou utiliza sua posição para liberar o seu lado negro e externar sua própria angustia. Um ótimo filme também pela qualidade estética, roteiro e direção. 

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário