Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quarta-feira, 25 de março de 2015

IDA

IDA (Ida)
Drama / 82 min / Polônia; Dinamarca; França; Reino Unido / 2013

Direção: Pawel Pawlikowski
Roteiro: Pawel Pawlikowski; Rebecca Lenkiewicz.
Produção: Eric Abraham; Piotr Dzieciol ; Ewa Puszczynska
Música: Kristian Selin Eidnes Andersen
Fotografia: Ryszard Lenczewski; Lukasz Zal; Ewa Puszczynska
Direção de Arte: Katarzyna Bogdanska
Desenho de Produção: Marcel Slawinski; Katarzyna Sobanska-Strzalkowska
Figurino: Ola Staszko; Agata Winska
Edição: Jaroslaw Kaminski
Efeitos Especiais: Slawomir Maslanka; Piotr Nowacki
Elenco:  Agata Kulesza (Wanda Cruz); Agata Trzebuchowska (Anna / Ida Lebenstein); Halina Skoczynska (Madre Superiora); Joanna Kulig (Cantora).
SINOPSE: Em Polônia 1960, a jovem noviça Anna está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, vai visitar a única familiar restante: tia Wanda, uma juiza bastante liberal,  defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, vai em busca de resposta e do tumulo de seus pais, em sua cidade natal.  As duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.
COMENTARIO: A fotografia é excelente, os planos, o branco e o preto do ponto de vista artístico de uma beleza magistral. Interessante a edição do filme se resume a uma sequencia de quadros estáticos de curta duração o que faz o filme dinâmico mesmo com roteiro simples.
“Ida” faz parte dos filmes que o espectador sai em completo silencio. A gente se sente como testemunha de uma historia intensa, sem grandes artifícios com o poder maravilhar. “Ida” é uma joia imperdível do cinema contemporâneo.
Ganhador do Oscar como melhor filme estrangeiro 2015.

Nota:8,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário