Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sábado, 21 de março de 2015

DOIS DIAS, UMA NOITE

DOIS DIAS, UMA NOITE (Deux jours, une nuit)
Drama / 95 min / Bélgica; França; Itália / 2014

Direção: Jean-Pierre Dardenne; Luc Dardenne

Roteiro: Jean-Pierre Dardenne; Luc Dardenne
Música: Jean-Pierre Duret
Fotografia: Alain Marcoen
Produção: Jean-Pierre Dardenne; Luc Dardenne
Desenho de Produção: Igor Gabriel
Figurino: Maïra Ramedhan Levi
Edição: Marie-Hélène Dozo
Elenco: Marion Cotillard (Sandra); Fabrizio Rongione (Manu); Catherine Salée (Juliette); Baptiste Sornin (Mr. Dumont); Pili Groyne (Estelle); Simon Caudry (Maxime); Christelle Cornil (Anne); Olivier Gourmet (Jean-Marc).

SINOPSE: Sinopse Sandra descobre que seus colegas de trabalho optaram por ganhar um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela tem um final de semana para convencê-los a abrirem mão de seu bônus para que ela possa manter o seu emprego.

COMENTARIO: Os irmãos Dardenne ( O Garoto da Bicicleta)  mostram a crise e os problemas econômicos da Europa e em especial da França.
Sandra (Marion Cotillard, indicada ao Oscar de melhor atriz), encarna com êxito o papel de uma mulher em depressão e auto medicada com antidepressivos.
O roteiro mostra os problemas e questões morais de cada um dos 16 colegas de trabalho justificando a necessidade do bônus anual.
Marion Cotillard (Era uma vez em Nova York), maravilhosa e sensível, com roupa modesta, sem maquiagens cria um personagem bem complexo.
Um bom trabalho também do Manu, marido da Sandra (Fabrizio Rongione), sempre apoiando os dramas pessoais com medicamentos e incentivando a luta pelos votos.
Num roteiro simples e despretensioso, mas aproveita mostrar a desumanização do capitalismo no mundo do trabalho.
Um filme que nos faz pensar e nos pode angustiar em casos similares.

Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário