Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sábado, 10 de janeiro de 2015

ABUTRE - O

O ABUTRE (Nightcrawler)
Policial; Drama; Suspense / 117 min / EUA / 2014

Direção: Dan Gilroy

Roteiro: Dan Gilroy
Música: James Newton Howard
Fotografia: Robert Elswit
Elenco: Jake Gyllenhaal (Lou Bloom); Rene Russo (Nina Romina); Riz Ahmed (Rick); Bill Paxton (Joe Loder); Ann Cusack (Linda); Kevin Rahm (Frank Kruse); Kathleen York (Jackie); Michael Hyatt (Detective Fronteiri).
Produção: Jake Gyllenhaal; Tony Gilroy; Michel Litvak; Jennifer Fox; David Lancaster
Direção de Arte: Naaman Marshall
Desenho de Produção: Kevin Kavanaugh
Figurino: Amy Westcott
Edição: John Gilroy

SINOPSE: O jovem Louis Bloom decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.
COMENTARIO: Numa brilhante estreia na direção Dan Gilroy e já conhecido como roteirista no filmes “Legado Bourne” e “Gigantes de Aço”, neste “O Abutre” não fez nenhuma história fora do comum. Ele é um bom filme de ação, com um relato assustador no jornalismo sensacionalista norte-americano também vistos em muitas partes do mundo.
O roteiro é genioso, inteligente e todos os diálogos dos atores,  gestos e cenas de ação são calculados e perfeitamente encadeadas.
O grande destaque desta produção é o ator Jake Gyllenhaal (O homem Duplicado) e (O Segredo de Brokeback Mountain) na pele do perturbado psicopata Lou Bloom,  porem mais do que o talento do ator é pelo fato do roteiro de Dan Gilroy estar centrado no protagonista.
Vale também ressaltar a ótima atuação da Rene Russo, encarnando a Nina Romina, personagem que faz lembrar a Diana interpretada por Faye Dunaway em “Rede de Intrigas”  -1976 de Sidnet Lumet.
Um dos melhores diretores de fotografia em atividade, Robert Elswit (Sangue Negro, Salt e Legado Bourne) mostra um submundo na maior parte filmada pela noite numa atmosfera sombria e conseguindo aqui ótimas cenas de ação, culminando em uma excelente perseguição de carros.
Enfim, além das atuações, do roteiro cínico e engenhoso, o filme é fascinante e realista em especial os diálogos entre o protagonista Lou com o ajudante dele Rick, numa ótima participação de Riz Ahmed e um final previsível, considero um muito bom filme.

Nota:8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário