Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

SERRA PELADA

SERRA PELADA (Serra Pelada)
Documentário / 120 min / Brasil / 2013

Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Heitor Dhalia, Vera Egito
Produção: Heitor Dhalia, Tatiana Quintella
Musica: Martin Grimache
Fotografia: Ricardo Della Rosa
Desenho de Produção: Tule Peak
Figurino: Bia Salgado
Elenco: Wagner Moura (Lindo Rico); Laura Neiva (Prostituta (rumores)); Sophie Charlotte (Tereza); Matheus Nachtergaele (Coronel Carvalho); Juliano Cazarré (Juliano); Júlio Andrade (Joaquim).

SINOPSE: A maior corrida do ouro da Era Moderna. Os amigos Juliano e Joaquim deixam São Paulo em busca do sonho do ouro. O ano é 1980. Os dois chegam à Floresta Amazônica como tantos outros milhares de homens chegaram. Repletos de sonhos e ilusões. Mas a vida no garimpo muda tudo. A obsessão pela riqueza e pelo poder os destrói. Juliano se torna um gangster. Joaquim deixa todos os seus valores para trás. Uma história sobre a febre do ouro, sobre ganância e violência. Sobre uma grande amizade e seu fim.

COMENTÁRIO: Em Egito temos as pirâmides construídas em condições desumanas, na Serra Pelada temos a pirâmide invertida com as mesmas condições na exploração.
O filme nos mostra em grandes pinceladas a febre do ouro dos garimpeiros, nos finais dos 70 e inicio dos anos 80.
Muito bem mostrada a transformação do ser humano em um ser animalesco criados pelo anseio à fortuna e pelo poder dentro do garimpo.

Pouco tempo após chegada dos personagens principais, Joaquim e Juliano comentam:  "esse lugar piora a gente".
Mesmo sem muitas cenas agradáveis a mostrar, a fotografia do garimpo e da cidade anexa com suas boates e bares de prostituição ficaram bem resolvidas e iluminadas.
Muito bem dirigida as transformações dos papeis do Juliano (Cazarré) e Joaquim (Andrade), amigos de infância que largaram tudo (o que, no caso do segundo, inclui a esposa grávida) para esta aventura gananciosa.
É muito mais fácil sair de São Paulo com a ilusão de ficar rico que sair do Garimpo e voltar para a Família depois do sofrimento desumano.
Ótimo trabalho do ganancioso Carvalho (Nachtergaele) e do imprevisível Lindo Rico (Wagner Moura).
Um bom Desenho de Produção de Tulé Peak, fotografia de Ricardo Della Rosa e figurinos de Bia Salgado.
Um filme realizado após muitas pesquisas, entrevistas de sobreviventes e fotos de uns dos maiores garimpos de ouro do mundo em Para.
Para quem esta interessado de relembrar ou viver cenas dos trágicos e sonhadores garimpeiros na corrida do ouro, pode assistir sem medo, é um bom filme.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário