Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

TEMPO E O VENTO - O

O TEMPO E O VENTO (O Tempo e o Vento)
Drama épico, ficção Historica / 127 min / Brasil / 2013

Direção: Jayme Monjardim
Roteiro: Leticia Wierzchowski, Marcelo eTabajara Ruas adaptação do trilogia de Erico Verissimo, “O Continente”, “O Retrato” e “Arquipélago”
Produção: Rita Buzzar
Musica: Orquestra Sinfônica de Budapest; Maria Gadú.
Fotografia: Affonso Beato
Direção de Arte: Tiza Oliveira

Elenco: Fernanda Montenegro (Bibiana Terra idosa); Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo); Marjorie Estiano (Bibiana Terra jovem); Janaína Kremer Motta (Bibiana Terra); Cléo Pires (Ana Terra jovem);Suzana Pires (Ana Terra); Luiz Carlos Vasconcelos (Maneco Terra); Leonardo Medeiros (Bento Amaral); Leonardo Machado (Marciano Bezerra); Rafael Tombini (Pedro Terra); Luiza Ollé (Arminda); Danny Gris (Florencio Terra); Igor Rickli (Bolivar); João França (Capataz); Mayana Moura (Luiza); Vanessa Lóes (maria Valeria); Marat Descartes (Licurgo); Kaic Crescente (Ator); Miguel Ramos (Fandango); Paulo Goulart (Coronel Ricardo Amaral Neto); José de Abreu (Coronel Ricardo Amaral); Fernanda Moro (Josefa); Roberto Birindelli (Dentinho de ouro); Cesar Troncoso (Padre Alonso)

SINOPSE: A história da família Terra Cambará e de sua rival, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século 19. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, o filme retrata a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas disputadas entre as coroas portuguesa e espanhola

COMENTARIO: Já foi telenovela em 1967/8 de 210 capítulos, escrito por Teixeira  Filho  adaptado a obra homônima de Erico Verissimo e dirigido por Dionísio Azevedo com Carlos Zara, Georgia Gomide, Maria Estela e Gianfrancesco Guarnieri. Em 1985 foi minissérie  em 25 capítulos adaptada por Regina Braga e dirigida por Paulo Jose com Gloria Pires e Tarciso Meira, Lima Duarte abordando só o primeiro volumem da obra “O Continente”.  Thiago Lacerda, que interpreta o irreverente capitão Rodrigo Cambará, é um retrato de Tarcísio Meira, responsável pelo papel em 1985. Sorrisos e olhares são muito semelhantes, o que não é ruim.

Também foi filme “Ana Terra” de Durval Garcia com  Rossana Ghessa premiada como melhor atriz no festival de Cinema de Napoles em 1977 ; também no cinema “Um Certo Capitão Rodrigo”  (1971) com Francisco de Franco, com direção e roteirista Anselmo Duarte.
O maior desafio de Jayme e da produção foi transformar a obra de Érico Verissimo num roteiro final, o que exigiu 27 adaptações, para não expender-se em seis horas de filme.
Foi difícil, o clássico de Érico Veríssimo tem três partes, divididas em seis volumes e Jayme Monjardim  conseguiu condensar a obra em duas horas entretendo e emocionando. Ele fez uma historia sensível, visto desde o ponto de vista feminino da história, um filme de produção mais simples e de linguagem popular. Seus três roteiristas realizaram uma obra em flashback como um filme épico. Affonso Beato conseguiu uma ótima fotografia e destaques na parte artística.

 Um bom trabalho de Paulo Goulart e o mesmo para Marjorie Estiano e Fernanda Montenegro perfeitas ao dividir o papel de Bibiana. Aproveitaram a personagem de Fernanda como narradora do filme. Jayme convidou toda a equipe da Globo, o que facilitou o sucesso do longa. 
Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário