Contador de visitas

contador gratuito de visitas

domingo, 13 de outubro de 2013

GRAVIDADE

GRAVIDADE (Gravity)
Ficção; Suspense / 90 min / EUA; Reino Unido / 2013 

Direção: Alfonso Cuarón 
Roteiro: Alfonso Cuarón e Jonás Cuarón 
Produção: Alfonso Cuarón e David Heyman 
Musica: Steven Price. 
Fotografia: Emmanuel Lubezki 
Desenho de Produção: Andy Nicholson. 
Figurino: Jany Temime 
Edição: Mark Sanger e Alfonso Cuarón. 
Efeitos especiais: Tim Weber 
Elenco: Sandra Bullock (Ryan Stone); George Clooney (Matt Kowalski); Ed Harris (Mission Control (voz)); Orto Ignatiussen (Aningaaq (voz)); Paul Sharma (Shariff (voz)); Amy Warren (Explorer Captain (voz)); Basher Savage (Russian Space Station Captain (voz)). 

SINOPSE: A Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) é uma brilhante engenheira em sua primeira missão espacial, com o astronauta veterano Matt Kowalsky (George Clooney). Mas, durante um passeio espacial, aparentemente rotineiro, ocorre um acidente. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos, dependendo um do outro em um ambiente de total escuridão. O silêncio ensurdecedor confirma que eles perderam qualquer ligação com a Terra… e qualquer chance de resgate. Conforme o medo vai se tornando pânico, o oxigênio que resta vai sendo consumido desesperadamente. E, provavelmente, o único jeito de ir para casa seja encarar a imensidão assustadora do espaço. 

COMENTÁRIO: Um filme tecnicamente impecável e muito bem realizado desde o primeiro instante. O diretor mexicano Alfonso Cuarón e seu filho Jonás Cuarón mostram situações e atitudes do lado humano com seu reduzido elenco nesta odisseia cósmica. O trabalho de montagem, edição de som e fotografia são tão nítidas, fazendo o espectador poder participar desta tragédia praticamente inevitável em apenas 90 minutos de vertigem. O grande ponto positivo deste filme desprovido de tramas paralelas e com somente dois personagens é conseguir prender a atenção e passar ao espectador todas as dificuldades físicas e emocionais enfrentados pelos protagonistas da estoria em especial as da doutora Ryan Stone. 

Com uma trilha sonora hipnótica e deformada mostra o horror da solidão e a dor da certeza de uma provável morte bem em breve, do protagonista coadjuvante G. Clooney e da extraordinária Sandra Bullock, muito bem escolhida para este papel. Os efeitos da chuva de destroços de um satélite disperso no meio do sistema solar são muito bem logrados em 3D misturados com a musica externa e imediatamente dentro do refugio a falta de som com um silencio absoluto flutuando dentro da nave, temos uma Sandra Bullock sem maquiagem, frágil e corajosa na procura de uma saída de sobrevivência digna de uma indicação. Este filme seguramente será indicado para varias estatuetas. 

Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário