Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

HISTORIA DO OSCAR

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no dia 11 de janeiro de 1927. A ideia foi do presidente da Metro-Goldwin Mayer, Louis B. Mayer que uniu-se a um grupo de 36 diretores e atores para criar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Louis B. Mayer 1927






A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929, no Hotel Roosevelt de Los Angeles, sob a presidência do astro Douglas Fairbanks. Inicialmente, as cerimônias eram realizadas com almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes, com os resultados previamente conhecidos, já que a decisão sobre os ganhadores era tomada de comum acordo pelos chef antecipadamente e assumiam o compromisso de só divulgá-la no final da noite. Um ano antes o Los Angeles Times quebrou o acordo. Desde então, a Academia decidiu manter segredo até a abertura dos envelopes lacrados. 
Hotel Roosevelt 1929

Primeiras etatuetas


O critério de seleção é demorado e envolve cerca de mais ou menos 4.755 pessoas que tem direito a voto. Todos são profissionais do ramo: atores e atrizes, produtores, diretores, roteiristas, cenógrafos, montadores, fotógrafos, músicos, maquiadores. A Price Waterhouse, empresa de consultoria e estatística, organiza a votação na qual cada integrante da Academia vota em candidatos de sua mesma especialidade (fotógrafos votam em fotógrafos, atores em atores, etc.), mas todos elegem o Melhor Filme. Em uma segunda fase, a firma seleciona os cinco mais votados em cada categoria e é feita nova votação, desta vez com todos os membros da Academia. O sigilo é absoluto e jamais se soube de algum caso de quebra de segredo.
Estatuetas hoje
A estatueta que é entregue há 67 anos aos melhores do cinema tem 34 centímetros de altura, é composto de 92,5% de estanho, 7,5% de cobre e folheado a ouro de 14 quilates e platina pesando 3,850 quilos. O custo de fabricação de cada um é de 150 dólares. A imagem é a de um guerreiro com uma espada sobre um rolo de filme. Três histórias cercam a escolha do nome Oscar, que batizou o prêmio quatro anos após ter sido instituído. Uma delas conta que a secretária da Academia, Margareth Herrick teria achado a imagem parecida com a de seu tio Oscar, ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. Outra atribui o apelido a Bette Davis, que, brincando, afirmou que a estatueta era "a cara" de seu ex-marido Harmon Oscar Nelson. O colunista de cinema Sidney Skolsky também reivindicou a autoria do nome. Os vencedores assumem o compromisso de nunca vendê-los, a não ser para a própria Academia e pelo preço simbólico de 10 dólares. Mesmo assim, num leilão de 1993, o Oscar que Vivien Leigh ganhou em 1940 por ...E o Vento Levou foi arrematado por 562 mil dólares e Olson Welles em 1942 com ... Cidadão Kane arrematou por 861 mil dolares.
Clark Gable e Vivien Leigh 1940

Orson Welles em Cidadão Kane 1942
 Em 1933, por exemplo, o comediante Will Rogers testou os nervos das concorrentes ao chamar duas atrizes como ganhadoras do Oscar, para descobrir que uma terceira (Katharine Hepburn) havia sido a real vencedora.
Katharine Hepburn
No mesmo ano, mais uma de Rogers: no Oscar de Direção, ele disse: "Venha buscá-lo, Frank". Frank Capra ("Dama por um Dia") levantou-se e já estava chegando ao palco quando percebeu que o vencedor era um xará, Frank Lloyd ("A Divina Dama").
Will Roger e Frank Lloyd
Em suas memórias ("The Name Above The Title"), Capra cita sua volta para a mesa como "a mais longa, triste e difícil caminhada da minha vida".
Frank Capra
Por incrível que pareça, estatuetas já foram roubadas em plena cerimônia, diante de toda a plateia, sem que ninguém se desse conta. Em 1937, Alice Brady ganhou o Oscar de Melhor Coadjuvante por "Na Velha Chicago", mas não pode ir à festa nem mandou representante. Ao ser chamado seu nome, porém, um desconhecido foi ao palco, recebeu a estatueta e sumiu para sempre. Dez dias depois, a Academia providenciou um novo Oscar para Alice.

Em 1980, novo roubo. O Oscar de Curta de Animação foi para o húngaro Ferenc Kofusz.
Ninguém sabia quem ele era e, na hora do prêmio, um homem apareceu, discursou, posou para fotos e desapareceu com a estatueta.

Frederic March 1932

Wallace Beery 1932

O primeiro dos empates da história do Oscar aconteceu na categoria de Melhor Ator em 1932. Fredric March (O Médico e o Monstro) e Wallace Beery (O Campeão) dividiram o prêmio.

Entrega da estatueta aos empatados
Como o resultado era desconhecido a Academia teve que providenciar um troféu às pressas. Em 1969, Katherine Hepburn (O Leão no Inverno) e Barbra Streisand (Funny Girl, A Garota Genial) também empataram na categoria de Melhor Atriz.

Katherine Hepburn 1969


Barbra Streisand












Teve mais empates menos expressivos em 1940 em
documentario de curto metragem e em 1994 como melhor curto.
Neste ano 2013 teve empate na melhor edição  de som com "007- Operação Skyfall" e "A Noite mais Escura"

A expressão The winner is...(O vencedor é ...) foi substituída por "The Oscar goes to...(O Oscar vai para...), em 1989, para que não parecesse que os demais eram perdedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário