Contador de visitas

contador gratuito de visitas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MESTRE - O (The Master)

O MESTRE (The Master)
Drama / 144 min / EUA / 2012

Direção: Paul Thomas Andreson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Produção: Paul Thomas Anderson, Megan Ellison, Daniel Lupi, JoAnne Sellar
Trilha Sonora: Jonny Greenwood
Fotografia: Mihai Malaimare
Desenho de Produção: Jack Fisk y David Crank
Figurino: Mark Bridges.
Edição: Leslie Jones y Peter McNully.
Elenco: Joaquin Phoenix (Freddie Quell); Philip Seymour Hoffman (Lancaster Dodd); Amy Adams (Peggy Dodd); Jesse Plemons (Val Dodd); Laura Dern (Helen Sullivan); Rami Malek (Clark); Lena Endre (Mrs. Solstad); David Warshofsky (Philadelphia Police); Price Carson (V.A. Médico), Mike Howard (Médico Rorschach).

SINOPSE: O roteiro conta a trajetória de Freddie Quell (Joaquin Phoenix), um veterano de guerra traumatizado, alcoólatra e com tendências sexuais quase doentias. O filme começa quando ele e seus companheiros são mandados para casa após o fim da guerra. Freddie logo arruma um emprego como fotógrafo em um estabelecimento comercial, mas logo se põe bêbado e se mete em uma briga, sendo obrigado a deixar o emprego. Algum tempo depois, durante mais uma noite de bebedeira intensa, por uma questão de acaso ou por puro destino, Freddie acaba encontrando um barco ancorado e resolve subir à bordo. Dentro do barco, Freddie conhece Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffmann), conhecido como "O mestre" e sua mulher Peggy (Amy Adams). O casal é líder de uma organização religiosa chamada de "A Causa", que acredita na intervenção do tempo para curar doenças da alma e do corpo. O objetivo deles é espalhar suas crenças e converter o maior número de pessoas possível. Logo, Freddie é submetido a testes psicológicos intensos feitos pelo próprio Dodd, que acaba convertendo o recém chegado, tornando-o extremamente fiel à Causa e a ele próprio, fazendo dele uma espécie de braço direito. Porém, após um episódio, Freddie começa a questionar a veracidade das coisas ditas nos cultos da Causa e no caráter de seu próprio mestre.
COMENTARIO: O Mestre Lancaster Dodd, interpretado por Philip Seymour Hoffman num papel carismático e sutilmente persuasivo, e Freddie Quell interpretado por Joaquin Phoenix , insatisfeito, inseguro e violento, símbolo do "animal" irracional. A compulsão sexual e alcoólica do ex-marinheiro Freddie Quell é mostrada de maneira muito sutil.
Uma cena de grande destaque é um embate verbal entre Freddie e Lancaster, um querendo dominar, seduzir e conquistar, enquanto o outro quer brincar, ridicularizar e recusar-se a levar a sério. Este é um filme belíssimo em sua aparência e monstruoso em sua essência. O roteiro de uma inteligência notável, mas não parece ter sido feito para o prazer do espectador, Acredito que O Mestre é um filme que pode ser adotado para estudo, por alunos de cinema, de artes e de filosofia. Enfim, um filme longo, lento, entediante, que somente satisfará os seguidores do cinema de Paul Thomas Anderson, mas não impede em ir conferir por si mesmo e tirar uma conclusão própria de mais um trabalho de Paul Thomas Anderson, mesmo diretor de Magnólia e Sangue Negro e conferir o brilhante trabalho do trio de atores Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams indicados para três Oscar.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário