Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ELEFANTE BRANCO

ELEFANTE BRANCO (Elefante Blanco)
Drama / 100 min. / Argentina e Espanha / 2012 Direção: Pablo Trapero
Roteiro: Pablo Trapero
Produção: Alejandro Cacetta, Pablo Trapero, Juan Gordon, Juan Vera y Juan Pablo Galli.
Musica: Michael Nyman
Fotografia: Guillermo Nieto
Desenho de Produção: Juan Pero Gaspar
Direção de Arte: Fernando Brun
Figurino: Marisa Urruti
Edição: Pablo Trapero; Nacho Ruiz Capillas
Elenco: Ricardo Darín (Julian), Jérémie Rénier (Nicolas), Martina Gusman (Luciana); Federico B.Braga (Monito); Walter A. Jakob (Lisandro); Mauricio Sergio Minetti (Cruz); Paulo Ramos (Obispo); Pablo Gatti (Sandoval).
SINOPSE: “Elefante blanco” narra a historia de amizade de dois padres Julián e Nicolas, junto com a assistente social Luciana que lutam para solucionar os problemas sociais do bairro. Porém seus esforços entrarão em conflito com a igreja, o governo, o narcotráfico e a polícia.

COMENTARIO: Trata-se de um edifício gigantesco em Buenos Aires projetado nos anos 1920 para ser o maior hospital da América Latina, mas que se tornou nos últimos 30 anos - como outros conjuntos de prédios no bairro periférico de Villa Lugano - uma imensa ocupação habitacional. Ricardo Darín e o ator belga Jérémie Renier, interpretam dois padres católicos da comunidade, onde a guerra local do narcotráfico dificulta os serviços de caridade. São poucos os filmes que têm a coragem de mostrar o problema e apontar os responsáveis onde muitos são os culpados e poucos são os se dispõem a fazer algo. A história opta por criar pessoas que agem primeiramente como seres humanos, independentemente de sua posição e crença religiosa. O filme demora em deslanchar e só depois de mostrar miséria, violência, uma trama amorosa, uma Fe comprometida e um trabalho social em crise questiona o silencio de Deus, a debilidade humana, a necessidade de afeto numa pobreza indiferença pelos governantes. Enfim mais um filme muito bem dirigido por PedroTrapero.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário