Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

INCÊNDIOS - DVD

INCÊNDIOS (Incendies)
Drama / 130 min. / Canadá, França / 2010


Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve, baseado em peça teatral de Wajdi Mouawad
Produção: Luc Déry e Kim McCraw
Música: Grégoire Hetzel
Fotografia: André Turpin
Edição: Monique Dartonne
Elenco: Lubna Azabal (Nawal Marwan); Mélissa Désormeaux-Poulin (Jeanne Marwan); Maxim Gaudette (Simon Marwan); Rémy Girard (Jean Lebel); Abdelghafour Elaaziz (Abou Tarek); Allen Altman (Maddad) ; Mohamed Majd (Chamseddine) ; Nabil Sawalha (Fahim) ; Baya Belal (Maika) ; Bader Alami (Nicolas) ; Yousef Shweihat (Sharif) .
SINOPSE: Canadá. Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Eles vão ao escritório do notário Jean Lebel (Rémy Girard) para saber do testamento deixado por ela.
No documento, Nawal pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo. Ela deixa também dois envelopes, um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. É o início de uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.
COMENTÁRIO: O país, a guerra, a época histórica ou os acontecimentos específicos nunca são nomeados, mas fazem referências aos vários acontecimentos do Oriente Médio ao longo das quatro últimas décadas de guerras.
A narração e contada da frente para traz e vice versa, logrando que o espectador no perda a seqüência da historia nem o interesse mostrando o absurdo e as desgraças de qualquer guerra com numerosos flashbacks nos mostra a complexidade da guerra entre cristãos e muçulmanos
Um roteiro inteligente, duas historias paralelas com uma montagem e edição perfeita sem cansar e sem falar demais onde todos os elementos estão entrelaçados com maestria onde nada sobra com uma narrativa ágil e realista.
Este filme pega a gente desde a primeira cena para viver una historia uma obra teatral de Wajdi Mouawad, muito bem adaptada ao cinema pelo canadense Denis Villeneuve,
Uma música bem escolhida, fotografia perfeita criam um clima de tensão crescente, e ótimas interpretações da atriz belga Lubna Azabal e Mélissa Désormeaux-Poulin, duas grandes atrizes para duas grandes mulheres —Nawal y Jeanne, respectivamente
de longe o melhor filme canadense de 2010,


Nota: 9

Denis Villeneuve nasceu em 03 de outubro de 1967 em Gentilly , Quebec conhecido como um diretor de cinema e escritor canadense.
No início da carreira ele venceu a competição Radio-Canada do filme juvenil "Curso de La Europa-Asie", em 1990-91. Ele é um vencedor por três vezes do Prêmio Genie de Melhor Diretor , por Maelström em 2001, Polytechnique em 2010 e Incendies em 2011.

Seu filme de 2010 Incendies representou o Canadá no 83 Prêmios da Academia na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e fez a lista de indicados. Em Janeiro de 2011 ele foi selecionado como um dos dez maiores produtores de filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário