Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

DHEEPAN - Refugio DVD

DHEEPAN - Refugio (Dheepan) 
Policial;Drama / 109 min / França / 2015 

Direção: Jacques Audiard 
Roteiro: Jacques Audiard; Noé Debré; Thomas Bidegain. 
Produção: Pascal Caucheteux 
Música: Nicolas Jaar 
Fotografia: Eponine Momenceau 
Direção de Arte: Helena Klotz 
Desenho de Produção: Michel Bartheemy 
Figurino: C. Bourreg 
Edição: Juliette Welfling 
Elenco: Antonythasan Jesuthasan (Dheepan); Kalieaswari Srinivasan (Yalini); Claudine Vinasithamby (Illayaal); Vincent Rottiers (Brahim); Faouzi Bensaïdi (Sr. Habib); Marc Zinga (Youssouf); Joséphine de Meaux (Diretora da escola). 
SINOPSE: Para escapar da guerra civil no Sri Lanka, o ex-soldado Dheepan, a jovem Yalini e a pequena Illayaal se fazem passar por uma família. Sem dominar o idioma local, vão morar em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Deephan trabalha como zelador e Yalini como empregada doméstica e, mesmo mal se conhecendo, tentam construir uma vida juntos. Palma de Ouro no Festival de Cannes 2015. 
COMENTARIO: Este filme de Jacques Audiard (Ferrugem e Ossos) equilibra drama, tensão, humor e ação. A história foi escrita em conjunto com Thomas Bidegain e Noé Debré. Nele conseguem mostrar todos os passos pelos quais um refugiado ou uma família de refugiados possivelmente tem que passar até realmente se estabelecer em seu novo país. Alem de aprender a língua, conseguir um emprego, um local para morar, seguir as regras sociais diferentes das do seu país e outras coisas que não faziam parte do seu cotidiano no Sri-Lanka são alguns dos desafios que Dheepan, Yalini e Illayaal terão que enfrentar agora e o choque inicial que não é necessariamente cultural, mas de comportamento: o que define uma vida "normal"? Conviver com os pequenos prazeres do consumismo?. Não faz muita diferença se Dheepan e sua nova família sejam cingaleses, indianos, árabes ou paquistaneses, os problemas são muito similares. 
A edição realizada por Juliette Welfling (Jogos Vorazes) também dá este clima de transformação à vida dos personagens. O jovem músico norte-americano Nicolas Jaar ficou responsável pela trilha sonora. O filme foi ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes e é uma das atrações da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Dheepan explora bem o conceito de choque cultural, como quando Dheepan que fica intrigado por não entender o humor nas piadas francesas. Em 2015, dentro do cinema francês particularmente, 
Dheepan - O Refúgio não foi o único a tratar de imigração. “Samba” (2014) rodou pelos cinemas trazendo o assunto através de uma maneira mais amistosa. 
Não é um filme bonito, muitas cenas obscuras mas não deixa ser um bom filme. 

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário