Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

GRANDE GATSBY - O

O GRANDE GATSBY - 3D (The Great Gatsby)
Drama / 142 min / Austrália ; EUA / 2013 

Direção: Baz Luhrmann 
Roteiro: Baz Luhrmann, Craig Pearce; baseado na novela de F.Scott Fitzgerald 
Produção: Baz Luhrmann, Catherine Martin, Douglas Wick, Lucy Fisher e Catherine Knapman. 
Musica: Craig Armstrong 
Fotografia: Simon Duggan. 
Desenho de Produção: Catherine Martin 
Edição: Jason Ballantine, Matt Villa e Jonathan Redmond.
Elenco: Leonardo DiCaprio (Jay Gatsby); Tobey Maguire (Nick Carraway); Carey Mulligan (Daisy Buchanan); Isla Fisher (Myrtle Wilson); Elizabeth Debicki (Jordan Baker); Joel Edgerton (Tom Buchanan); Jason Clarke (George Wilson); Adelaide Clemens (Catherine); Callan McAuliffe (Jovem Jay Gatsby); Amitabh Bachchan (Meyer Wolfsheim); Jack Thompson (Ator); Vince Colosimo (Ator). 
 SINOPSE: O Grande Gatsby” conta a história do aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) que sai do centro-oeste e chega à Nova York na primavera de 1922, em meio a uma era de falta de moral, do ápice do jazz, dos reis beberrões e de ações exorbitantes. Perseguindo o sonho americano, Nick acaba vizinho de um misterioso e festeiro milionário, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), além de conhecer sua prima Daisy (Carey Mulligan) e seu marido mulherengo e de sangue azul, Tom Buchanan (Joel Edgerton). É assim que Nick é atraído para o mundo cativante dos super-ricos, cheio de ilusões, amores e decepções. Enquanto Nick é testemunha, dentro e fora do mundo que habita, ele escreve um conto de um amor impossível, sonhos puros e muita tragédia, criando um reflexo das nossas lutas e tempos modernos 
COMENTARIO: O Grande Gatsby teve diversas adaptações. A primeira versão romântica baseada no livro de F.Scott Fitzgerald foi em 1926. Um filme mudo dirigido por Herbert Brenon com Warner Baxter. A segunda foi em 1949, lançada no Brasil com o nome de Até o Céu Tem Limites, com Allan Ladd e Betty Field dirigida por Elliot Nungent. Em 1974 foi brilhante com Robert Redford e Mia Farrow como protagonistas, Francis F. Coppola como roteirista e dirigida por Jack Clayton; em 2000 teve uma adaptação para a TV, com Toby Stephens e Mira Sorvino e finalmente em 2013, a mais moderna em 3D. 
O filme de Baz Luhrmann na sua primeira parte da produção, apresenta infinidades de cenas com festas luxuosas e aparentemente bem divertidas e regadas com champagne oferecidas pelo misterioso protagonista, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), com muitas trocas de cenas e cortes deixando o espectador sem tempo para absorver os quadros cheio de gente, os vestidos brilhantes, reconstituindo os vibrantes anos 1920. 
Na segunda metade, o filme ganha força abandonando o estilo de vida extravagante para mergulhar num estudo mais aprofundado dos personagens, e dando oportunidade a Leonardo DiCaprio demonstrar seu talento, mesmo parecendo um pouco sobreatuado no papel inicial de playboy. O trabalho dos inúmeros coadjuvantes estão perfeitos. A ultima parte desta versão 3D e bem mais moderna e dinâmica que as dos anos 70. 
Enfim, um filme com um final dramático muito bem logrado. 

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário