Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DAWSON ILHA 10

DAWSON ILHA 10 (Dawson Isla 10)

Drama / 118 min. / Chile/ Brasil / 2009:


Direção: Miguel Littin
Roteiro: Sergio Bitar, Miguel Littin.
Produção: Cristián de la Fuente, Miguel Littin
Fotografia: Miguel Ioann Littin Menz.
Elenco: Pablo Krögh (José Tohá) Matías Vega, Benjamín Vicuña (Sergio Bitar), Sergio Allard (Aristoteles España), Cristian de la Fuente (Teniente Labarca), Luis Dubó, Littin.


SINOPSE: Em 1973, o general Pinochet lidera o golpe de Estado que depõe o governo democrático de Salvador Allende no Chile. Os ministros e autoridades déspotas tornam-se presos políticos dos militares e são levados para a ilha Dawson, no extremo sul do país, utilizada como campo de concentração da ditadura chilena. Lá, os presos políticos são submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados, constantes torturas físicas e psicológicas. “Dawson Ilha 10” representa um momento histórico que se propagou por toda América do Sul
COMENTARIO: Se para os americanos 11.11 foi uma data que marcou na historia, para os chilenos a data do golpe do militar também foi revelante.
O “Ilha 10” o novo "nome" de Sergio Bitar, ex-ministro de Minas do governo Allende, que escreveu o livro e o diretor Littin se baseou para criar o longa.
Ele fez um filme com ar documental com bastante realismo misturado com um toque de humor chileno. Há momentos de ternura por parte de alguns comandantes, com divisão de alimentos ou simulação de tortura. Isso torna o filme ainda mais realista em sua construção.
A música triste acompanha a câmera passeando pelos olhares perdidos dos ex-ministros e a fotografia, é sempre fria durante o filme todo.
O filme deixa claro nas entre-linhas que Allende foi "suicidado", pelos militares em conivência com o governo dos Estados Unidos para manter a luta contra o comunismo.
O filme, co-produção Chile/Brasil/Venezuela, foi o indicado pelo cinema chileno, para tentar e sem êxito, a vaga no Oscar 2010.

Nota: 6,0


Miguel Ernesto Littín Cucumides (Palmilla, 9 de agosto de 1942) é o mais importante cineasta chileno da atualidade.
Ficou mundialmente conhecido quando, durante a ditadura de Augusto Pinochet, filmou clandestinamente no Chile o documentário Ata Geral do Chile, com denúncias contra o regime militar.
Descendente de imigrantes gregos e palestinos, estudou teatro na Universidade do Chile e trabalhou como diretor da TV Universitária (1963).
Seus últimos filmes como diretor:
Alsino e o condor 1982, finalista do Oscar de melhor filme estrangeiro.
Crônicas palestinas, 2001
A última lua, 2004.
Dawson ilha 10, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário