Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sábado, 18 de abril de 2015

A PRECE DO ROUXINOL - DVD

A PRECE DO ROUXINOL (Doa Al Karawan);(The Nighting`s Prayer) (A oração do Nightingale) Drama; Romance / 118 min / Egito / 1959 

Direção: Henry Barakat 
Roteiro: Taha Hussein; Henry Barakat; Youssef Gohar, baseado no romance de Taha Hussein. 
Produção: Henry Barakat 
Música: Andre Ryder 
Fotografia: Wahid Fanrid 
Elenco: Amina Rizk; Faten Hamama (Amna); Mimi Chakib (Zanooba); Raga El Geddaoui (Ghadeega); Zaharat El-Ola (Henedy) 

SINOPSE: Amna é uma jovem mulher que testemunha a morte de sua irmã mais velha por seu tio, que havia abandonado a família e os deixou sem nenhum apoio. Amna acredita que seu tio deve ser responsabilizado por isto e decide se vingar Neste trágico conto de amor e traição que se passa num campestre e conservador vilarejo egípcio, conheceremos a história de Amna, repleta de angústia e vingança, buscando salvar a honra de sua família. 

COMENTARIO: "A culpa é sempre da presa, o caçador nunca é responsável". Esta frase reflete a cultura machista existente por muito tempo no Egito e o filme mostra que a vingança e o ódio não compensa e o amor é a humildade é a única coisa que pode salvar uma mulher neste mundo islâmico. 
Baseado no romance do grande escritor egípcio, Taha Hussein, “A Prece do Rouxinol” tem no elenco, a primeira dama do cinema árabe, Faten Hamama. 
Ela começou a carreira de atriz ainda na infância, aos 9 anos. Na época, Hamama ganhou o apelido de Shirley Temple do Egito, em referência à estrela mirim de Hollywood. Ela ficou famosa por interpretar mulheres fortes e “I Want a Solution” (1975), considerado um dos filmes mais importantes da carreira da atriz por sua crítica às leis de casamento e divórcio do Egito. Além disso, Hamama ficou popular por seu casamento com o ator Omar Sharif.
“A Prece do Rouxinol” foi inscrito como melhor filme estrangeiro representando Egito, mas não foi aceito no Oscar 32º em 1960, O filme premiado foi um filme feito no Brasil pelo diretor francês Marcel Camus baseado na peça Orfeu da Conceição por Vinicius de Moraes , que é uma adaptação da lenda grega de Orfeu e Eurídice , situado no contexto moderno de uma favela no Rio de Janeiro durante o Carnaval . 
O filme foi uma co-produção internacional entre empresas de produção no Brasil, França e Itália. “A Prece do Rouxinol” foi celebrado no 10º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Um filme hoje razoável 

Nota: 5,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário