Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MORDOMO DA CASA BRANCA - O

O MORDOMO DA CASA BRANCA (The butler) 
Drama / 132 min / EUA / 2013 

Direção: Lee Daniels 
Roteiro: Danny Strong; baseado de um artículo de Wil Haygood. 
Produção: Lee Daniels, Laura Ziskin, Pam Williams, Cassian Elwes e Buddy Patrick. 
Música: Rodrigo Leão 
Fotografia: Andrew Dunn. 
Desenho de Produção: Tim Galvin 
Figurino: Ruth E. Carter 
Edição: Joe Klotz 
Elenco: Forest Whitaker (Cecil Gaines), Oprah Winfrey (Gloria Gaines), David Oyelowo (Louis Gaines), Alan Rickman (Ronald Reagan), Jane Fonda (Nancy Reagan), John Cusack (Richard Nixon), Cuba Gooding Jr. (Carter Wilson), Terrence Howard (Howard), Lenny Kravitz (James Holloway), James Marsden (John F. Kennedy), Alex Pettyfer (Thomas Westfall), Robin Williams (Dwight Eisenhower), Liev Schreiber (Lyndon B. Johnson), Vanessa Redgrave (Annabeth). 

SINOPSE: Durante três décadas, Eugene Allen foi o mordomo oficial da Casa Branca, tendo servido oito presidentes diferentes. A história conta sua vida e mostra a sua visão sobre o poder no Estados Unidos. 
COMENTÁRIO: A consciência norte americana respeito à escravidão e racismo motivou a produção de diversos filmes. Nos anos anteriores com "A Cor Purpura", "Historias Cruzadas", "Preciosa – Historia de uma esperança", "Django Livre”,” 42 – Historia de uma Lenda” e agora com o "Mordomo da Casa Branca" de Lee Daniels e o próximo será “12 Years a Slave” de Steve McQueen. 
Existe uma politica no cinema de não deixar esquecer o Holocausto mostrando os horrores e Lee Daniels não relata e sim mostra de maneira cruel os horrores do racismo dos campos de algodão da Geórgia segregacionista, os movimentos negros, Panteras Negras, Black Power, Freedom Riders, Martin Luther King, Malcom X, e a luta para conseguir direitos iguais nos EUA. 
O filme também acompanha a historia dos EUA no século 20 desde o ângulo da cozinha da Casa Branca, ao assassinato de John Kennedy, e o escândalo de Watergate até a eleição de Barack Obama em 2008.
Jacky e John F. Kennedy
Inspirada na vida de Eugene Allen, que foi funcionário da Casa Branca durante 34 anos, o protagonista com o nome de Cecil Gaines recebeu seu primeiro ensino para seu primeiro cargo na casa Branca foi: "Você não entende nada, não vê nada, apenas obedece" e respeitando este legado, ele conseguiu o cargo de mordomo de 1952 ate 1986. 
Nancy e Ronald Reagan

O filme também relata uma história paralela, que envolve a esposa do mordomo (Oprah Winfrey), que vivia reclamando a ausência de seu marido e seu filho mais velho que era contrario à vida de servidão e respeito e agia como ativista e revolucionário na luta contra o racismo. 

Um filme certamente com muitas indicações no próximo Oscar, e destaques especiais da dupla Forest Whitaker e Oprah Winfrey. O filme tem ótimos flashbacks, uma perfeita edição uma trilha sonora com musica de Schumann e Mozart e participação de Mariah Carey e Lenny Kravitz. Um ótimo filme. 

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário