Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CAPITÃO PHILLIPS (Captain Phillips)
Drama / 134 min / EUA / 2013

Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Billy Ray, Richard Phillips, Stephan Talty
Produção: Dana Brunetti, Michael De Luca, Scott Rudin
Música: Henry Jackman
Fotografia: Barry Ackroyd
Desenho de Produção: Paul Kirby. 
Figurino: : Mark BridgesEdição: Christopher Rouse
Elenco: Tom Hanks (Captain Richard Phillips); Barkhad Abdi (Muse); Barkhad Abdirahman (Bilal); Faysal Ahmed (Najee); Mahat M. Ali (Elmi); Michael Chernus (Shane Murphy); Catherine Keener (Andrea Phillips); David Warshofsky (Mike Perry); Corey Johnson (Ken Quinn); Chris Mulkey (John Cronan); Yul Vazquez (Captain Frank Castellano); Max Martini (SEAL Commander); Omar Berdouni (Nemo); Mohamed Ali (Asad).

SINOPSE: Em abril de 2009 um navio cargueiro americano chamado Maersk Alabama foi abordado por quatro piratas da Somália que usavam um simples barco de pesca impulsionado por motores de popa. Apesar da região ser conhecida por este tipo de ataques, ninguém a bordo do Alabama estava armado, o que os fez presa fácil para os piratas. O capitão do navio se chamava Rich Phillips (Tom Hanks), que tentou negociar com Muse (Barkhad Abdi), o líder do grupo de somalianos, a liberação do navio e da tripulação.
COMENTÁRIO: O britânico  Paul Greengrass ("A Supremacia Bourne", "O Ultimato Bourne", "Voo United 93") consegue com sua câmera nervosa manter o interesse do espectador durante todo o filme mostrando um contraste de duas civilizações totalmente diferentes: uma sujeita a regras e a outra que arrisca tudo porque não tem nada a perder e como as máfias recrutam a homens dispostos a trabalhar assaltando navios mesmo por migalhas e sem outras opções de vida.
Boa filmagens marítimas, trilha vibrante e nervosa mas o filme peca pelas duas horas de extensão e do excesso de nervosismo e gritos dos piratas chegando a ser cansativo.
Magníficas as interpretações dos quatro homens sequestradores liderados pelo Muse interpretado por Barkhad Abdi, ator que nasceu na Somália e com 7 anos de vida mudou-se para os EUA.
O pirata consegue amedrontar em umas horas e em outras justificar o proceder dele. 
Tom Hanks é o protagonista absoluto do filme e interpreta com grande naturalidade brilhando especialmente nos minutos finais do longa emocionando o espectador.
Os dois possivelmente são fortes candidatos a uma indicação ao Oscar de 2014.

Nota: 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário