Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EXPEDIÇÃO KON-TIKI

EXPEDIÇÃO KON-TIKI (Kon-Tiki)
Aventura / 118 min / Reino Unido; Noruega; Dinamarca; Alemanha / 2012

Direção: Joachim Rønning / Espen Sandberg
Roteiro: Petter Skalan
Produção: Aage Aaberge y Jeremy Thomas
Trilha Sonora: Johan Söderqvist
Fotografia: Geir Hartly Andreassen
Desenho de Produção: Karl Júlíusson
Figurino: Louize Nissen.
Edição: Per-Erik Eriksen y Martin Stoltz.
Elenco: Pål Sverre Hagen (Thor Heyerdahl); Anders Baasmo Christiansen (Herman Watzinger); Gustaf Skarsgård (Bengt Danielsson); Odd Magnus Williamson (Erik Hesselberg); Tobias Santelmann (Knut Haugland); Jakob Oftebro (Torstein Raaby); Agnes Kittelsen (Liv Heyerdahl).
SINOPSE: A história do legendário explorador Thor Heyerdal e cinco outros homens que percorreram mais de quatro mil milhas em uma balsa no pacífico entre a America do Sul e a Polinésia, querendo provar que a Polinesia em épocas pré-colombiano foi conquistada por moradores de America do sul.
COMENTARIO: Kon-Tiki foi o nome da embarcação utilizada pelo explorador norueguês em homenagem ao deus do sol inca, Viracocha, o qual era também chamado de "Kon-Tiki". Trata-se da reconstituição fiel da história real da viagem do explorador Thor Heyerdal, que em 1947 descobriu indícios de que a Polinésia teria sido povoada pelos incas e não pelos asiáticos como se acreditava. Para provar, ele se dispôs a enfrentar uma jornada mar adentro numa jangada feita com a tecnologia do povo Inca. A história virou livro e um documentário, dirigido pelo próprio Heyerdal, que ganhou o Oscar em 1950. A fotografia e a direção de arte é impecável. As semelhanças dos efeitos especiais com o do filme “As aventuras do Pi” de Ang Lee são similares, como as imagens geradas por computador de tubarões ameaçando a jangada. Foi o filme mais caro já feito na Noruega. Um detalhe interessante foi que cada cena foi filmada primeiramente em norueguês e depois, após duas ou três tomadas, em inglês e esta técnica enriqueceu o filme esteticamente. Nem todas as tomadas precisaram ser refilmadas. Algumas das primeiras cenas, em que Heyerdahl está nos Estados Unidos tentando levantar dinheiro para sua expedição, foram rodadas apenas em inglês. Outras, filmadas de longe, puderam ser dubladas. "Expedição Kon Tiki" foi indicado ao Oscar 2013 como melhor filme em língua estrangeira. Um bom filme

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário