Contador de visitas

contador gratuito de visitas

domingo, 9 de setembro de 2012

DITADOR - O


O DITADOR (The Dictator)
Comédia / 94 min. / EUA / 2012

Direção: Larry Charles
Roteiro: Sacha Baron Cohen, Alec Berg, David Mandel, Jeff Schaffer
Produção: Sacha Baron Cohen, Alec Berg, David Mandel, Jeff Schaffer, Scott Rudin
Triha Sonora: Erran Baron Cohen
Fotografia: Lawrence Sher
Edição: Greg Hayden, Eric Kissack

Elenco: Sacha Baron Cohen (Aladeen / Efawadh); Sayed Badreya (Omar); Michele Berg (Mãe de Aladeen); Rocky Citron (Baby Aladeen); Liam Campora (Aladeen com 6 anos); Aasif Mandvi (Doctor); Ben Kingsley (Tamir).

SINOPSE:
 Comédia sobre um ditador árabe (Sacha Baron Cohen) que tenta fazer de tudo para que a democracia não chegue ao seu país e ergue estatuas em sua homenagem e cria seus próprios Jogos Olímpicos. Durante uma reunião da ONU, nos Estados Unidos, ele é intimado e explicar a suspeita da construção de uma arma nuclear.

COMENTARIO: No Filme há muitas referências a Osama Bin Laden. O Roteirista e ator Sacha Baron Cohen está fazendo o mesmo que Charles Chaplin fez com O Grande Ditador, em 1940, bem no meio da Segunda Guerra Mundial com a ascensão do Terceiro Reich de Adolph Hitler.

Nesta sátira, Cohen interpreta o almirante Geral Aladeen, governante de um país norte Africano ficcional “República da Wadiya”. Ele está desenvolvendo armas nucleares e se recusa a permitir o acesso militar norte-americano ao seu país.

Seu personagem faz um discurso no final do filme no qual ele descreve a democracia e ditadura, e pode-se ver facilmente os paralelos com a atual situação política na América.
Sacha não decepciona em seu personagem, Anna Faris está divertida como Zoey e Ben Kingsley como sempre ótimo no seu papel.
O que realmente move o filme são as críticas à ditadura, á repressão social, à sociedade em geral, à imprensa aos racismos e xenofobias e à democracia.
Um bom roteiro e uma boa fotografia. O filme não é espetacular, mas ele consegue mostrar seus pontos de vista de maneira engraçada e com um humor negro e crítico e as piadas mais pesadas não constrangem muito.
É um bom filme, vale a pena assistir!

Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário