Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TREM NOTURNO PARA LISBOA

TREM NOTURNO PARA LISBOA (Night Train to Lisbon) 
Suspense; Romance / 111 min / Alemanha; Suíça; Portugal / 2013 

Direção: Bille August 
Roteiro: Greg Latter, Ulrich Herrmann 
Produção: Daniel Baur, Ana Costa, Eric Fischer, Kevin Scott Frakes, Paulo Trancoso Música: Annette Focks 
Fotografia: Filip Zumbrunn 
Figurino: Monika Jacobs 
Edição: Hansjörg Weißbrich 
Elenco: Jeremy Irons (Raimund Gregorius); Mélanie Laurent (Estefânia); Jack Huston (Amadeu); Martina Gedeck (Mariana); Tom Courtenay (João Eça); August Diehl (Jorge O'Kelly); Bruno Ganz (Jorge O'Kelly); Lena Olin (Estefânia); Marco D'Almeida (João); Beatriz Batarda (Adriana). 
SINOPSE: Raimund Gregorius (Jeremy Irons) é um professor de latim do ensino médio e um especialista em línguas antigas. Sua vida é transformada depois de um encontro misterioso com uma jovem portuguesa na antiga ponte de Kirchenfeld, na bela cidade suíça de Berna. Ele consegue impedir que ela salte para a morte nas águas do rio. Raimund fica intrigado, mas a mulher desaparece, deixando seu casaco vermelho para trás. Dentro de um bolso, ele descobre um livro de um médico português chamado Amadeu de Prado, com uma passagem de trem no miolo. Ele decide usá-la espontaneamente, partindo para uma jornada de aventura em Lisboa. Enquanto procura pelo autor, Raimund revisita um capítulo sombrio da história do país e desvela um trágico triângulo amoroso. Ele é atraído para dentro de um misterioso quebra-cabeças onde os riscos são extremamente altos, cheio de intrigas políticas e emocionais. 
COMENTÁRIO: O filme, dirigido pelo dinamarquês Bille August (de “A Casa dos Espíritos”, 1993) é baseado num romance do francês Pascal Mercier e nele narra o episódio histórico da Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974. Trabalhando com cortes para longos flashbacks aleatórios, o diretor vai desmesurando a vida do médico português Amadeu de Prado (Jack Huston) durante a ditadura de Salazar em Portugal.  
 São muitas perguntas sem respostas em menos de dez minutos de filme: Quem é Amadeu? Será que ele está vivo? O que faz ou fez da vida? E quem é a moça do casaco vermelho? A narração funciona em dois tempos e conforme Raimund vai investigando e encontrando seus próprios conflitos e dúvidas. Cada conversa nos mostra flashbacks que, pouco a pouco, adicionam mais peças no quebra-cabeças da vida de Amadeu. O drama é interessante e envolvente, apimentado por romances e pela perseguição da polícia política atuante na ditadura de Salazar. Enfim, uma ótima direção de Bille August e da forma como a história é contada com um elenco de altíssima qualidade e a fotografia boa de Lisboa. O filme pode pecar excesso de poemas e frases falando da vida e liberdade. 

Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário