Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sábado, 30 de junho de 2012

METODO PERIGOSO - UM - DVD

UM METODO PERIGOSO (A Dangerous Method) Drama, Suspense / 99 min. / Reino Unido, Alemanha, Canadá, Suiça / 2011


Direção: David Cronenberg
Roteiro: Christopher Hampton e John Kerr 
Produção: Martin Katz, Marco Mehlitz 
Música: Howard Shore 
Fotografia: Peter Suschitzky 
Direção de Arte: James McAteer 
Figurino: Denise Cronenberg 
Edição: Ronald Sanders 
Elenco: Keira Knightley (Sabina Spielrein); Michael Fassbender (Carl Jung); Viggo Mortensen (Sigmund Freud); Vincent Cassel (Otto Gross); Sarah Gadon (Emma Jung).


SINOPSE: O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina. 


COMENTARIO: O livro “A Most Dangerous Method”, de John Kerr, e a peça “The Talking Cure”, de Christopher Hampton, servem de base para o roteiro. 
Nele, o jovem suíço Carl Jung (Michael Fassbender) começa a colocar em prática a psicanálise que o austríaco Freud (Viggo Mortensen) havia formulado em teoria que o desejo sexual é o motor do comportamento humano, é comprovada por Jung em uma das suas primeiras pacientes: a judia russa Sabina Spielrein (Keira Knightley). 
Numa narrativa com muitos simbolismos em diversas cenas importantes, e para tirar uma conclusão delas, exige ver o filme possivelmente mais de uma vez. 
O ator alemão em ascensão Michael Fassbender que já apareceu em vários filmes (“Sem Saída”, “Bastardos Ingloriosos”, no épico “Centurião”, só agora neste “Um Método Perigoso” e no polemico “Shame”, de Steve McQueen, ficou com papeis de maior visibilidade. 
Viggo Mortensen, no papel de Freud, ótimo porem em segundo plano devido a pouca participação do personagem Freud no filme. Com uma boa fotografia e com paisagens de Zurich na Suíça, o filme dirigido pelo David Cronenberg, foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.


Nota: 8





Nenhum comentário:

Postar um comentário