Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A TRAVESSIA DE CASSANDRA




A TRAVESSIA DE CASSANDRA (Cassandra Crossing)
A Ponte de Cassandra / Ação, Drama, Thriller / 129 min / usa / 1976.


Direção: George Pan. Cosmatos
Roteiro: Robert Katz, George P. Cosmatos e Tom Mankiewicz (roteiro)
Produção: Lew Grade Giancarlo Pettini e Carlo PontiMusica: Jerry Goldsmith; Dave Jordan Fotografia: Ennio Guarnieri
Desenho de Produção: Aurelio Crugnola
Direção de Arte: Maria-Teresa Barbasso
Figurino: Adriana Berselli
Edição: Roberto Silvi; Françoise BonnotEfeitos Especiais: Aldo Gasparri; Aurelio Crugnola; Roberto Pignotti
Elenco: Sophia Loren (Jennifer Rispoli Chamberlain); Richard Harris (Dr. Jonathan Chamberlain); Martin Sheen (Robby Navarro); O.J. Simpson (Haley); Lionel Stander (Max, o condutor do trem); Ann Turkel ( Susan); Ingrid Thulin (Dr. Elena Stradner); Lee Strasberg (Herman Kaplan); Ava Gardner (Nicole); Burt Lancaster (Mackenzie); John Phillip Law, Ray Lovelock, Alida Valli.


SINOPSE: Terrorista sabota um laboratório químico, onde se contamina com vírus altamente mortal e embarca em um trem transcontinental de luxo. e os passageiros a bordo são infectados
A polícia desvia o trem de sua rota para evitar a contaminação das cidades enquanto persegue o criminoso.

COMENTARIO: Travessia de Cassandra é um retrato típico de cinema catástrofe onde o desastre é iminente.
O gênero teve seu maior sucesso na década de 1970 com Aeroporto (1970), O Destino do Posseidon (1972), Terremoto (1974) e Inferno na Torre (1974).
“A Travessia de Cassandra” não deixa de ser um filme tipicamente "de produtor", neste caso do italiano Carlo Ponti, estrelado por Sophia Loren no auge da beleza, acompanhada de um grande elenco, no qual sobressaíram Ava Gardner, no limite da terceira idade e Richard Harris (“Um homem chamado cavalo"). Cabe destacar, que não todos os astros e estrelas em aquela época sejam rotulados hoje como bons atores.
"A Travessia de Cassandra" faz lembrar cenas em que o trem é retido numa estação e tomado por agentes sanitários metidos em macacões e máscaras antivírus, em certas cenas de "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" e a situação dos trens, de judeus a caminho dos campos de concentração em "A Lista de Schindler".
Nada mais atual, já que o filme trata da liberação acidental de um vírus do tipo "gripe suína", que estivera contido num laboratório na sede da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.
Enfim, um filme fantástico da época com ação do começo ao fim e um roteiro inteligente que prende a atenção a cada segundo. Trama sobre um tema bem atual e com final surpreendente.
Nota: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário