Contador de visitas

contador gratuito de visitas

domingo, 4 de outubro de 2009

ADEUS LENIN! (Good Bye, Lênin!).


ADEUS LENIN! (Good Bye, Lênin!).
Drama / 118 min. / Alem / 2003

Direção: Wolfganger Becker
Roteiro: Wolfganger Becker e Bernd Lichtenberg
Produção: Stefan Arndt
Musica: Yann Tiersen
Fotografia: Martin Kukula
Edição: Peter R. AdamEfeitos Especiais: Das Werk
Elenco: Katrin Sab (Christine Kerner); Chulpan Khamatova (Lara); Florian Lukas (Denis); Alexander Beyer (Rainer); Burghart Klaubner (Robert Kerner); Michael Gwisdek (Diretor Klapprath); Christine Schom (Frau Schäfer); Rudi Völler (Rudi Völler); Helmut Kohl (Helmut Kohl); Daniel Brühl (Alexander Kerner).

SINOPSE: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

COMENTARIO: Indicado da Alemanha ao Oscar de melhor filme estrangeiro para 2003, Adeus, Lênin! é um filme inteligente e divertido. O diretor Wolfgang Becker acerta em cheio ao misturar situações engraçadas com comentários políticos sutis. Para aqueles mais familiarizados com a situação da Alemanha, possui bastantes detalhes de uma época que não volta mais, tornando o filme muito mais interessante. Para quem não tem muita noção de história, o filme pode ser monótono, mas também vale a pena, pois o que move a trama é o relacionamento de personagens muito bem construídos e interpretados, o amor de um filho por sua mãe, qualquer platéia no mundo poderá se identificar.
Nota 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário