Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

HABEMUS PAPAM - dvd

HABEMUS PAPAM (Habemus Papam,)

Comédia Dramática / 102 min. / Itália/ França / 2011

Direção: Nanni Moretti
Roteiro: Nanni Moretti, Francesco Piccolo, Federica Pontremoli
Produção: Jean Labadie, Nanni Moretti, Domenico Procacci
Musica: Franco Piersanti
Fotografia: Alessandro PesciDireção de Arte: Paola Bizzarri
Moretti fez um longa bem-humorado a partir de suas observações e visão crítica do universo eclesiástico.


Figurino: Lina Nerli Taviani
Edição: Esmeralda CalabriaElenco: Michel Piccoli (Papa), Nanni Moretti (O Psicoanalista), Jerzy Stuhr (Porta voz), Renato Scarpa (Cardenal Gregori), Margherita Buy (A Psicoanalista), Franco Graziosi (Cardenal Bollati), Leonardo Della Bianca (Bambino), Camillo Milli (Cardinal Pescardona), Roberto Nobile (Cardinal Cevasco), Ulrich von Dobschütz (Cardinal Brummer), 
O novo papa eleito (Michel Piccoli) sofre um ataque de pânico no momento em que deveria aparecer na varanda da Praça de São Pedro para saudar os fiéis, que esperaram pacientemente o veredito do conclave. Seus conselheiros, incapazes de convencê-lo de que é o homem certo para o cargo, procuram a ajuda de um conhecido psicanalista ateísta (Nanni Moretti). Mas o medo da responsabilidade que a confiança que lhe foi depositada representa é algo que só ele mesmo poderá enfrenta.

SINOPSE: Após a morte do Papa, o Conclave se reúne para eleger seu sucessor. São necessários muitos votos até que a fumaça branca se eleve anunciando o Papa recém-eleito. Mas os fiéis na Praça de São Pedro esperam em vão pela aparição na varanda do novo pontífice soberano. Este não parece pronto para suportar o peso de tal responsabilidade.

COMENTARIO: “A Gaivota”, peça de Anton Tchékhov apresentado no círculo teatral russo, ocupa papel importante em Habemus Papam, Assim como Tchékhov, Moretti também tem gosto pela sátira que fica entre o trágico e o cômico.
Os imponentes edifícios, a decoração suntuosa, os trajes elegantes e o ritual fúnebre de um Papa  com a cena na qual cardeais rumam orando, em fila, para o conclave, podem levar o espectador de Habemus Papam a pensar estar diante de um filme sério sobre os bastidores da eleição de um sumo pontífice.
Pouco tempo depois, no entanto, a impressão está desfeita. O filme de Nano Moretti abre-se para o humor com cardeais suplicando ao Senhor para não serem escolhidos e outros esticando o pescoço para ver o voto do colega ao lado.
Boa fotografia do Vaticano e de Roma e interessante na trilha sonora o tema “Todo Cambia” escrita por Julio Numbauer e interpretada por Mercedes Sosa.

Enfim, Habemus Papam é um filme de fina ironia, que critica a política e o pensamento do Vaticano de forma muito sutil até o desfecho sagrado, refletindo no incomum discurso do Melville e na reação tipicamente italiana dos demais cardeais.
Um bom filme


Nota 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário