Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

NEGOCIO DAS ARABIAS - DVD

NEGOCIO DAS ARABIAS ( A Hologram for the King) 
Drama / 98 min / UK; França; Alem; EUA; México / 2016 

Direção: Tom Tykwer 
Roteiro: Dave Eggers; Tom Tykwer 
Produção: Stefan Arndt; Gary Goetzman; Tim O'Hair; Uwe Schott 
Música: Johnny Klimek; Tom Tykwer 
Fotografia: Frank Griebe 
Direção de Arte: Daniel Chour 
Desenho de Produção: Hanisch Figurino: Avy Kaufman 
Edição: Alexander Berner 
Elenco: Tom Hanks (Alan Clay); Sarita Choudhury (Dra. Zahra Hakem); Alexander Black (Yousef); Sidse Babett Knudsen ( Hanne); Tom Skerritt (Ron Clay); Ben Whishaw (Dave); Khalid Laith (Karim Al-Ahmad); Jane Perry (Ruby Clay); Joe Trivoli (Rolf Saxon); 
SINOPSE: Um empresário americano em apuros financeiros, chamado Alan Clay (Tom Hanks) viaja para a Arábia Saudita em busca de novas oportunidades. Na próspera cidade de Jeddah, longe da complicada realidade da recessão que assola os Estados Unidos, ele realiza uma última e desesperada tentativa de evitar a falência completa, pagar a caríssima faculdade da filha e, talvez, realizar algo de bom e surpreendente em sua vida. Nesse deserto insólito, ele irá se deparar com uma estranha e fascinante galeria de personagens, gente vinda do mundo inteiro para cumprir todo tipo de ambição, como se convergissem para lá os pontos de uma realidade que parece se esfacelar. É nesse espelho quebrado de nacionalidades e aspirações que Alan tentará juntar os cacos de sua própria vida e recriar sua existência. 

COMENTARIO: Baseado no livro “Um Holograma para o Rei” de Dave Eggers, onde fala sobre as dificuldades de ser estrangeiro em um pais como Arábia Saudita . Temos uma dupla muito bem entrosada por um lado Tom Hanks desesperado tratando um encontro com o rei e do outro lado, o estreante Alexander Black no papel de motorista saudita. Os dois numa comedia cômica sofisticada e dramática que não perdem a oportunidade de tentando ridiculizar alguma costumes muçulmanas. 

O Filme vai mudando de uma sequencia de erros para um absurdo. Mostra o choque cultural sobre as bebidas alcoólicas terminalmente proibidas no pais mas todos tem bebida em lugares secretos e bebem Tykwer se esmera nos planos aéreos de Boston na abertura do filme e Meca vista de cima. Por um lado mostra o que a religião prega e a maneira de agir de alguns militantes. Através desse olhar faz questionar e criticar certos aspectos da sociedade árabe. 
O roteiro também do diretor Tom Tykwer (Corra Lola Corra) passa a sensação ao espectador ficar perdido no deserto correndo em círculos ate chegar a um destino nada empolgante. O diretor aproveita para mostrar a desigualdade entre a população local, o choque cultural entre ocidente e oriente. É importante citar a ótima fotografia de Frank Griebe. “Negocio das Arábias” não tem expectativa de premio mas deixa a mensagem sobre a solidão em determinada fase da vida em outro pais ou não. Um bom filme 

Nota 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário