Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PONTE DOS ESPIOES

PONTE DOS ESPIOES ( Bridge of Spies) 
Drama;Suspense / 141 min / EUA / 2015 

Direção: Steven Spielberg 
Roteiro: Matt Charman; Joel Coen; Ethan Coen 
Produção: Marc Platt (II); Steven Spielberg. 
Música: Thomas Newman 
Fotografia: Janusz Kaminski 
Desenho de Produção: Kimberly Aller 
Figurino: Kasia Walicka-Maimone 
Edição: Michael Kahn 
Elenco:Tom Hanks (James Donovan); Mark Rylance (Rudolf Abel); Scott Shepherd (Hoffman); Amy Ryan (Mary Donovan); Sebastian Koch (Wolfgang Vogel); Alan Alda (Thomas Watters); Austin Stowell (Francis Gary Powers); Will Rogers (Frederic Pryor). 

SINOPSE: O longa conta a história de James Donovan (Tom Hanks), um advogado do Brooklyn que, durante a Guerra Fria, é enviado, a pedido da CIA, para negociar o resgate de um piloto americano. Os roteiristas Matt Charman e os irmãos Ethan e Joel Coen, transformaram essa experiência de Donovan em uma história inspirada em eventos reais, que captura a essência de um homem que arriscou tudo nessa jornada. 

COMENTARIO: Escrito originalmente por Matt Charman e contando com uma revisão dos irmãos Coen, o longa com um pouco mais de 140 minutos de fita que nem vemos passar. Assistimos uma história muito bem elaborada, com minuciosas explicações sobre a situação política mundial da época, além de personagens intrigantes com um roteiro inteligente e bem elaborado. 
Vemos um grande trabalho de Tom Hanks, ganhador de dois Oscars num personagem que tinha tudo para ser complicado, metódico e chato, mas Hanks consegue dar muito brilho e transbordar carisma em James Donovan. É importante destacar o trabalho do ator que interpreta o espião russo, Mark Rylance. Ele tem uma ótima atuação, se mantém misterioso durante todo o tempo, deixando o público ligado em quais são os seus segredos. Mark é um forte candidato ao Oscar de melhor ator coadjuvante no ano que vem. Alias o próprio longa-metragem, já apontado por pesquisas como forte pretendente a uma vaga nos melhores filmes indicados ao próximo Oscar 
A fotografia do Janusz Kaminski faz seu trabalho com honras e o design de produção, transporta o espectador para o fim dos anos 50. Uma ótima produção deste filme com uma maravilhosa reconstituição na época nos Estados Unidos e na Alemanha Oriental com um cenário importante na história realizada nos mínimos detalhes. Tanto no figurino de Kasia Walicka-Maimone como no pano de fundo do cenário, e a fotografia de Janucz Kaminski. Outro deslumbre é a trilha sonora feita por Thomas Newman e a montagem de Michael Kahn possibilitou o longa rodar em um compasso tranquilo, com transições suaves de cenas e de momentos da história. 
Claro que Spielberg não deixaria por menos e que cobrou de sua equipe artística uma Berlim devastada tanto pelo frio quanto pela Guerra e a divisão do muro foi tão precisa que chega a impressionar, o resultado foi muito bonito de acompanhar. Enfim, que é um ótimo filme, um drama bem trabalhado nos diálogos, mas quem gosta de longas com mais ação pode ser um pouco entediante. Eu gostei. 

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário