Contador de visitas

contador gratuito de visitas

domingo, 14 de abril de 2013

INVASÃO À CASA BRANCA

INVASÃO À CASA BRANCA (Olympus Has Fallen)
Ação/Thriller / 120 min / EUA / 2013


Direção: Antoine Fuqua
Roteiro: Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt
Produção: Mark Gill, Alan Siegel, Gerard Butler
Trilha Sonora: Trevor Morris
Fotografia: Conrad W. Hall
Desenho de Produção: Derek R. Hill.
Figurino: Doug Hall.
Elenco: Gerard Butler (Mike Banning); Aaron Eckhart (President Benjamin Asher); Finley Jacobsen (Connor); Dylan McDermott (Forbes); Rick Yune (Kang); Morgan Freeman (Speaker Trumbull); Angela Bassett (Secret Service Director Lynn Jacobs); Melissa Leo (Secretary Of Defense Ruth McMillan); Radha Mitchell (Leah); Cole Hauser (Roma); Phil Austin (Vice President Charlie Rodriguez); James Ingersoll (Admiral Nathan Hoenig); Freddy Bosche (Diaz); Lance Broadway (O'Neil); Robert Forster como um general de alta patente e Ashley Judd, como a primeira dama.
SINOPSE: Mike Banning (Gerard Butler) é um dedicado funcionário do serviço secreto americano, que tem por função proteger o presidente Benjamin Asher (Aaron Eckhart) e sua família. Ao levá-los para uma festa de Natal, uma intensa nevasca faz com que o carro em que estão o presidente e sua esposa, Margaret (Ashley Judd), sofra um acidente. Mike consegue salvar Benjamin, mas a primeira-dama morre. A partir de então, Mike é deslocado para um serviço burocrático de escritório em Washington, que ele detesta. Dezoito meses depois, a Casa Branca é atacada por terroristas norte-coreanos. Percebendo o pânico na população e o perigo que o presidente corre, Mike segue para a Casa Branca para ajudar no que pode. Com toda a equipe de segurança local dizimada, ele se torna a única esperança dentro da Casa Branca para combater os terroristas e salvar o presidente.
COMENTARIO: Os vilãos no cinema hollywoodiano vão mudando e se atualizando. No inicio com os alemães nazistas, depois foram os soviéticos, os japoneses com seu poderio econômico, logo os países terroristas do oriente médio com os barbudos de turbante na época da guerra do Golfo e hoje decidiram escolhe os Norte Coreanos.

O filme pode dividir se em duas partes. A primeira do ataque sofrido pela Casa Branca. Chama a atenção a criatividade em como a invasão foi executada e também certos detalhes sobre a própria Casa Branca, em especial seus segredos decorrentes de séculos de história. A segunda metade é o típico filme de resgate, onde Mike torna-se a última esperança de salvar o presidente e o prestigio dos Estados Unidos. É inegável que a primeira metade possui mais atrativos, seja pela construção do clima de espanto e também pelos próprios efeitos especiais utilizados. Na segunda metade demonstra uma fragilidade absurda e um patriotismo histérico.

O roteiro questiona a competência da defesa militar dos Estados Unidos, exibida no filme com uma inacreditável vulnerabilidade. Temos um elenco grandioso. Além do Gerard Butler desempenhando bem o papel de salvador e herói Mike Banning; temos Aaron Eckhart no papel do presidente; Melissa Leo na pele daquelas mulheres fortes e super eficientes e Morgan Freeman que preenche a cota de coadjuvante de luxo, e só ganha alguma atenção porque é Morgan Freeman.

Quase 120 minutos de ação com um roteiro frágil, mas em compensação o filme tem uma dinâmica impecável. O diretor Antoine Fuqua sabe filmar ótimas sequências de ação. Cenas com a bandeira americana e discursos de fidelidade ao País.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário