Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ALBUM DE FAMILIA

ÁLBUM DE FAMÍLIA (August: Osage County)
Comédia; Psicodrama familiar / 121 min / EUA / 2013 

Direção: John Wells 
Roteiro: Tracy Letts 
Produção: Harvey Weinstein, George Clooney, Grant Heslov, Jean Doumanian 
Música: Gustavo Santaolalla 
Fotografia: Adriano Goldman 
Elenco: Meryl Streep (Violet Weston); Julia Roberts ( Barbara); Ewan McGregor (Bill Fordham); Chris Cooper (Charles Aiken); Abigail Breslin (Jean Fordham); Benedict Cumberbatch ( "Little" Charles Aiken); Juliette Lewis (Karen Weston); Margo Martindale ( Mattie Fae Aiken); Dermot Mulroney (Steve); Julianne Nicholson (Ivy Weston); Sam Shepard (Beverly Weston); Misty Upham (Johnna). 

SINOPSE: Beverly Weston é poeta e alcoólatra enquanto sua mulher, Violet (Meryl Streep), sofre de câncer de boca e está viciada em remédios. Beverly decide contratar uma empregada e cozinheira para ajudar Violet. Ele contrata uma jovem índia cheyenne chamada Johnna (Misty Upham), que é vítima de frequentes ataques racistas de Violet. Algumas semanas depois da chegada de Johnna, Beverly desaparece, o que faz a família se reunir em sua procura, mas a única coisa que encontram, dias depois, é uma carta de suicídio. 
As três filhas de Violet, Barbara (Julia Roberts), que além de estar em divórcio com seu marido Bill, tem um relacionamento distante com a filha adolescente Jean (Abigail Breslin), Karen (Juliette Lewis), que está noiva do seu terceiro marido, Steve (Dermot Mulroney), e Ivy (Julianne Nicholson), que ainda vive com os pais, mas esconde um relacionamento com seu primo Charles (Benedict Cumberbatch). Uma série de conflitos emergem nos dias que se seguem, já que Violet e Barbara nunca entenderam uma a outra, e tanto Ivy quanto Karen estão a beira de abandonar a família. 
COMENTÁRIO: O inicio do filme é realmente uma comedia divertida, contendo um humor negro nos diálogos venenosos e irônicos. Depois de passar por um momento melancólico, os protagonistas da família começam entre eles a “lavagem de roupa suja”. 
O jantar após o enterro é o destaque do filme: um show de dramaturgia onde cada personagem tem seu grande momento. As falas são inteligentes e imprevisíveis, podem ate comparar-se com as Quem Tem Medo de Virginia Woolf? 
Meryl Streep novamente formidável na sua atuação como a matriarca Violet Weston, e Julia Roberts brilhante no papel de sua filha Barbara, duas possíveis candidatas para estatuetas para atriz e coadjuvante, sem desmerecer o roteiro de Tracy Letts e a direção de John Wells amante da escola “lumetiana”. O nova-iorquino Sidney Lumet (Longa Jornada Noite Adentro c/ Katherine Hepburn) tem como característica marcante a “teatralização”, dependendo do talento dos atores e o uso escasso de cenários. 
As poucas filmagens externas são no estado americano de Oklahoma e nas cenas leves predomina a música do estilo country americano. 

Um ótimo filme. 
Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário