Contador de visitas

contador gratuito de visitas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO

O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO (Mao's Last Dancer)
Drama / 117 min. / Austrália / 2009


Direção: Bruce Beresford (Miss Daisy)
Roteiro: Jan Sardi baseado na autobiografia “Mao´s Lasta Dancer” (Shine)
Produção: Jane Scott (Shine)
Música: Christopher Gordon
Fotografia: Peter James
Direção de Arte: Graeme Murphy (Coreografia)
Figurino: Anna Borghesi
Edição: Mark Warner
Elenco: Bruce Greenwood (Ben Stevenson); Kyle MacLachlan (Charles Foster); Adulto Li (Chi Cao: Nascido na China, Chi foi formado na Academia de Dança de Pequim e do Royal Ballet School); Médio Li (Chengwu Guo: Um dos melhores formandos da “Academia de Dança de Pequim”); Little Li (Huang Wen Bin: Um jovem garoto lindo de uma escolinha de atletismo da China); Mãe de Li (Joan Chen: The Last Emperor); Pai Li (Shuang Wang Bao); Ben Stevenson (Bruce Greenwood: Déjà vu); Charles Foster (Kyle MacLachlan); Elizabeth (Amanda Schull: Amanda era um membro do “San Francisco Ballet”); Mary (Camilla Vergotis: Camilla dançou com o “Australian Ballet”).
SINOPSE: Aos 11 anos, Li Cunxin foi tirado de uma pobre aldeia chinesa para estudar balé na escola de dança de Madame Mao, em Pequim. Em 1979, ele consegue entrar para a Companhia Houston Ballet durante um intercâmbio cultural no Texas, onde começa uma vida nova e livre.

COMENTÁRIO: O roteiro, adaptado por Jan Sardi (Diário de uma Paixão), faz uma comparação entre EUA e China, sempre apontando que os EUA é melhor que a China em tudo. Em especial quando jovem chinês se deslumbra com a cidade grande, sendo que a personagem viveu anos numa cidade do tamanho de Pequim.
Algumas imagens de arquivo são usadas para ilustrar alguns momentos históricos da China e ajudam bem a situar e a compreender os momentos do filme.
O filme, alem de interessar a muitos bailarinos, também mostra alguns aspectos da cultura oriental, especialmente a China comunista.
Um ótimo trabalho de Joan Chen (O Último Imperador), brilhando como Chi Cao, mãe de Li.
A interpretação de Chi Cao no papel de Cunxin adulto é apenas aceitável, mas brilhante nas cenas de balé.
As peças de balé escolhidas para compor o filme são uma mais bonita que a outra.
Uma parte muito comovente no filme é o final, com um inconfundível toque hollywoodiano, mas não esquecer que é uma história verdadeira.
"Last Dancer Mao" é um belo filme com algumas cenas surpreendentes, pode não agradar a todos os espectadores, mas deve haver muitas pessoas, que depois de ver o filme, serão fãs de Li Cunxin.


Nota: 8


Bruce Beresford nasceu em Sydney, Australia, em 16 de agosto de 1940 é um diretor de cinema australiano.
Formou-se na Universidade de Sydney em 1962.
Trabalha como diretor cinematográfico tanto nos Estados Unidos da América como em seu país natal.
Seus ultimos filmes importantes como diretor foram: 2006 - The Contract; 2002 – Evelyn; 2001 - Bride of the Wind; 1997 - Paradise Road; 1996 - Crimes of the Heart; 1996 - Last Dance; 1989 - Driving Miss Daisy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário