ELA (Her)
Comedia; Romance / 126 min / USA / 2013
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze
Produção: Megan Ellison e Vincent Landay.
Música: Owens Pallet, Arcada Fire
Fotografia: Hoyte Van Hoytema
Desenho de Produção: K.K. Barrett
Figurino: Casey Storm
Elenco: Joaquin Phoenix (Theodore); Amy Adams (Amy); Rooney Mara (Catherine); Chris Pratt
(Paul); Olivia Wilde (Blind Date); Matt Letscher (Charles); Portia Doubleday (Isabella); Sam Jaeger (Dr. Johnson); Scarlett Johansson (voz de Samantha)
SINOPSE: Escrito e dirigido por Spike Jonze, ELA se passa em um futuro próximo na cidade de Los Angeles e acompanha Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas.
Com o coração partido com a separação daquela que ele julgava ser a mulher de sua vida (Rooney Mara), ele acaba equipando seu computador com um novo sistema operacional, que possui uma inteligência artificial que aprende e evolui baseado nas respostas que recebe, as entonações de voz, os suspiros e tudo mais.
Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.
COMENTARIO: É uma historia de amor dos tempos modernos.
Spike Jonze nos mostra a vida do solitário Theodore (Joaquin Phoenix) apaixonado pela virtual Samantha (Voz da Scarlet Johansson) e incapaz de se relacionar com outro se isolando da sociedade.
O roteiro também vai mostrando e questionando se este relacionamento é realmente perfeito já que virtualmente concorda com tudo o que ele faz.
Mas tudo começa a desmoronar quando percebe que este programa atende milhões de clientes simultaneamente e a ligação amorosa também compartido com eles. Entra a insegurança, os ciúmes, a relação se desconecta. A cena final o casal, apos de serem abandonados, sobem ao topo do prédio para olhar o mundo real.
Jonze criou momentos de altíssima beleza. Acredito que o filme ficou longo demais para ser perfeito; um ótimo filme mas para um espectador especial.
A trilha sonora muito bonita de Owen Pallet, provocando tristeza e romanticismo nos momentos certos.
Joaquin Phoenix comprova seu talento e Amy Adams transmite momentos de charme e beleza.
Scarlett Johansson usa apenas a sua voz para criar a Samantha, com gostosa e divertidas risadas, transmitindo felicidade, alegria e ciúmes.
m ótimo filme
Nota: 8,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário