CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS (The Monuments Men)
Aventura; Comedia; Drama / 110 min / Estados Unidos, Alemanha / 2013
Direção: George Clooney , Grant Heslov
Roteiro: George Clooney; Grant Heslov; Robert M. Edsel
Produção: George Clooney
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Phedon Papamichael
Edição: Stephen Mirrione
Elenco: George Clooney (Frank Stokes); Matt Damon (James Granger); Bill Murray (Richard Campbell); Cate Blanchett (Claire Simone); John Goodman (Walter Garfield); Jean Dujardin (Jean-Claude Clermont ); Hugh Bonneville (Donald Jeffries); Bob Balaban (Preston Savitz); Zahary Baharov (Comandante Elya); Sam Hazeldine (Coronel Langton); Alexandre Desplat (Emile); Aurelia Poirier (Jovem Francesa); Grant Heslov (Doutor).
SINOPSE: Baseado nos fatos reais de uma das maiores caças ao tesouro da história, Os Caçadores de Obras-Primas é um filme que conta a aventura de um pelotão da Segunda Guerra Mundial, liderado por FDR, em direção à Alemanha para recuperar obras de arte roubadas por ladrões nazistas e devolvê-las aos seus verdadeiros donos. Seria uma missão impossível: com as peças presas em território inimigo, e os alemães com ordens de destruir tudo. Um grupo de sete diretores de museus, curadores e historiadores de arte, muito familiarizados com Michelangelo frente a uma corrida contra o tempo para evitar a destruição de 1000 anos de cultura. Eles arriscarão suas vidas para proteger, defender e recuperar obras de arte de renome roubadas por nazistas antes que Hitler as destrua.
COMENTARIO: Caçadores de Obra-Prima, novo filme com direção de George Clooney será exibido no 64º Festival de Berlim.
A escolha foi influenciada pela relação entre o enredo do filme e a história da Alemanha e um grupo de restauradores de obras-primas que são convocados para procurar grandes trabalhos artísticos perdidos durante a 2ª Guerra Mundial.
George Clooney reúne diversos amigos, dentre eles Matt Damon, para um longa, que não é um filme de guerra nem é uma comédia faltando assim um pouco de personalidade.
Junto com Clooney e Damon, temos as presenças de Cate Blanchett, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin, Bob Balaban e Hugh Bonneville. todos de altissimo nivel. Cate se sai muito bem, como de costume, protagonizando uma mulher dura, abatida pela guerra mas apaixonada pelo trabalho que faz. A parceria Murray e Balaban é bem bacana como também
a dupla Goodman e Dujardin que também diverte e finalmente os dois atores Clooney e Damon não atrapalham a trama.
O Filme peca por não conseguir misturar bem as cenas de humor e drama, querendo mostrar um lado sério e reflexivo, mas tudo é feito de forma superficial. Não é um drama de guerra e também não diverte o tanto que deveria para ser considerado uma grande comédia.
Mesmo querendo fazer parodia de filmes de guerra classicos a música de Alexandre Desplat é outro destaque do longa. Ela me fez lembrar a do o filme “Fugindo do Inferno” 1963 com Steve Mc Queen. A repetição das situações e a trama bastante previsível e passa ser um filme fraco mas mesmo assim é interessante pela historia.
Nota: 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário