Drama / 86 min. / Argentina, França, Espanha / 2007
Direção: Lucía Puenzo
Roteiro: Lucía Puenzo, baseado em estória de Sergio Bizzio
Produção: José Maria Morales e Luis Puenzo
Música: Andrés Goldstein e Daniel Tarrab
Fotografia: Natasha Braier
Figurino: Luisina Troncoso
Edição: Hugo Primero e Alex Zito
Efeitos Especiais: Kinema Digital
Elenco: Ricardo Darín (Kraken); Ines Efron (Alex); Valeria Bertucelli (Suli) ; Germán Palacios (Ramiro) ; Carolina Pelleritti (Erika) ; Martin Piroyansky (Alvaro) ; Guillermo Angelelli (Juan) ; César Troncoso (Washington) ; Jean Pierre Reguerraz (Esteban) ; Ailín Salas (Roberta) ; Luciano Nóbile (Vando) ; Lucas Escariz (Saul) .
SINOPSE: Alex (Inés Efron) nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambigüidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro
COMENTÁRIO: XXY significando sindrome de Klinefelter, é um longametragem com um roteiro bem diferente aos normalmente vistos nos filmes argentinos.
Trata de vários temas, como a relação pais e filhos, a descoberta da sexualidade, o jogo de poder entre pais e filhos e entre pessoas da mesma faixa de idade.
A direção e o roteiro de Lucía Puenzo estão muito bem elaborados, com vários momentos sensíveis, miradas com mensagens e alguns simbolismos.
Uma boa atuação de todos os atores, com destaque para os jovens Inés Efron e Martín Piroyansky. Ricardo Darín, um dos melhores atores do cinema argentino, neste filme tem papel de coadjuvante.
Enfim, é um filme interessante, diferente, ousado que pode chegar a ser chocante para muita gente mas não deixa de ser ótimo filme. Melhor Atriz - Inés Efron no festival de Cartagena e melhor filme no festival de Bangkok
Nota: 8,5
Lucía Puenzo nasceu em 28 de novembro de 1973 em Buenos Aires , Argentina.
Estudou literatura na Universidade de Buenos Aires seguido pelo National Film Institute. Em 2007 Puenzo dirigiu seu primeiro filme XXY . O filme ganhou vários prêmios, incluindo três prêmios em 2008 Film Critics Association argentino Prêmios e o prêmio Goya 2008 de melhor para o Melhor Filme de Língua Estrangeira Espanhola. Seus últimos filmes como diretora foram: 2007: XXY em 2007 e “El nino pez”
Nenhum comentário:
Postar um comentário