LINCOLN (Lincoln)
Drama histórico / 150 min / EUA / 2012
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner, John Logan e Paul Webb; baseado na obra “Team of rivals: The political genius of Abraham Lincoln” de Doris Kearns Goodwin
Produção: Kathleen Kennedy e Steven Spielberg
Trilha Sonora: John Williams
Fotografia: Janusz Kaminski
Desenho de Produção: Rick Carter
Figurino: Joanna Johnston
Edição: Michael Khan
Elenco: Daniel Day-Lewis (Abraham Lincoln); Sally Field (Mary Todd Lincoln); David Strathairn (William Seward); Joseph Gordon-Levitt (Robert Lincoln); James Spader (W.N. Bilbo); Hal Holbrook (Preston Blair); Tommy Lee Jones (Thaddeus Stevens); John Hawkes (Robert Latham); Jackie Earle Haley (Alexander Stephens); Bruce McGill (Edwin Stanton).
Tim Blake Nelson (Richard Schell); James Spader (W.N. Bilbo), Lee Pace (Fernando Wood), , Hal Holbrook (Preston Blair); Jared Harris (general Ulysses Grant).
SINOPSE: Daniel Day-Lewis dá vida ao 16º presidente dos Estados Unidos, durante o final de seu mandato, em uma época sangrenta. Em uma nação dividida pela guerra e por fortes ventos de mudança, o presidente Lincoln percorre um caminho de difíceis ações, a fim de terminar a guerra, unir o país e abolir a escravidão. Com coragem moral e força para obter sucesso, suas escolhas nesse período crucial mudam o destino das gerações que ainda estão por vir
COMENTARIO: O filme se destaca pelo seu roteiro inteligente, sua brilhante execução e seu grande elenco.
Gostara em especial aos que já possuem alguns conhecimentos históricos básicos sobre a matéria para não perder se com alguns nomes.
Si bem que em “Lincoln” alem da política, Spielberg não deixa de lado as relações humanas. Por isto tem um enfoque especial no mandatário, em sua mulher e em seus filhos.
O elenco conta alem de Daniel Day-Lewis que domina a tela, o brilhante plantel de coadjuvantes como Sally Field (Mary Todd, mulher do presidente), Tommy Lee Jones (Thaddeus Stevens, líder republicano e congressista da Pennsylvania, a favor da abolição), Joseph Gordon-Levitt (Robert Todd Lincoln, filho mais velho do presidente).
As magníficas fotografias de Janusz Kaminski e a sólida edição de Michael Kahn, e a musica de John Williams ajudaram o sucesso deste longo.
O diretor quis destacar o Lincoln conversando com dois soldados negros e o discurso conhecido como o Discurso de Gettysburg, em que fala em "o governo do povo, pelo povo e para o povo", marcada até hoje na política nos EUA.
Um ótimo filme, porem um pouco cumprido sem necessidade.
Nota 8,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário