Comédia / Drama / 119 min. / Bélgica, França, Itália, Romênia, Rússia / 2009.
Direção: Radu Mihaileanu
Roteiro: Radu Mihaileanu, com a colaboração de Matthew Robbins e Alain-Michel Blanc, baseados na história de Héctor Cabello Reyes & Thierry Degrandi.
Produção: Alain Attalr
Música: Armand Ama
Fotografia: Laurent Dailland
Direção de Arte: Vlad Roseanu
Figurino: Viorica Petrovici e Maira Ramedhan Lévy
Edição: Ludo Troch
Efeitos Especiais: Benjamin Ageorges e Stephane Bidault (supervisores)
Elenco: Mélanie Laurent (Anne-Marie Jacquet / Lea); Alexeï Guskov (Andrey Simonovich Filipov); Dmitri Nazarov (Aleksandr 'Sasha' Abramovich Grosman); François Berléand (Olivier Morne Duplessis); Miou Miou (Guylène de La Rivière); Valeriy Barinov (Ivan Gavrilov); Lionel Abelanski (Jean-Paul Carrère); Laurent Bateau (Bertrand); Vlad Ivanov (Pyotr Tretyakin).
SINOPSE: Há 30 anos atrás, Andrei Filipov era o maior maestro da União Soviética e dirigia a célebre Orquestra do Bolshoi. Mas, após recusar se separar de seus músicos judeus, entre os quais estava o seu melhor amigo, Sacha, o renomado maestro foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater em Paris e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. Para integrar sua equipe, ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent) os acompanhe. Se os planos derem certo, este tem tudo para ser um concerto muito especial e um verdadeiro triunfo e uma ocasião tão esperada de ter a sua revanche....
COMENTÁRIO: Trata-se de um Remarke do filme alemão “Das Konzert” de 1944 realizado pelo diretor, alemão de pais dinamarqueses, Hans Detlef Sierk, “Sirk” (*1897-+1987).
O cineasta romeno Radu Mihaileanu depois de escrever e dirigir um filme original nos anos 90 “O Trem da Vida” nos apresenta seu genial “O Concerto” , filme que tem a co-produção de cinco países: França, Itália, Bélgica, Rússia e Romênia.
Com um humor inteligente, um ótimo ritmo de comédia, e um roteiro com surpresas no final este filme foi indicado a quatro prêmios César ganhando os de Som e Trilha Sonora, e ao Globo de Ouro de Melhor Filme em língua não inglesa.
Um filme que começa como uma aventura, logo passa ser um entretimento, logo traz um retrato impressionante do mundo artístico com diversas forças que se unem para conseguir a harmonia suprema na música.
Ótimo trabalho de montagem com os flash back de um dramático passado em preto e branco e intercalando cenas que acontecerão no futuro com os protagonistas principais durante toda a execução final do concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky, emocionando o espectador e revelando realmente o verdadeiro sentido de todo o drama político, retratando a perseguição aos judeus e dissidentes durante o regime soviético, e logo nos levando ao descobrimento da verdade da historia com um clímax emotivo largamente esperado que provoca más de una lágrima nesta grande obra Radu Mihaileanu
Um ótima interpretação de Alexei Guskov, uma interpretação passiva de Mélanie Laurent com um destaque especial entre os dois onde existem um dialogo de miradas em busca da harmonia e mexendo com os sentimento do espectador.Nota: 9
Radu Mihaileanu nasceu em Bucareste, Romania em 23 de abril de 1958. É um cineasta judeu-romeno radicado na França.
Seus ultimos filmes como diretor foram:
2011 A Fonte;
2009 O Concerto;
2005 Um Herói do Nosso Tempo;
2002 Les pygmées de Carlo (TV );
1998 Trem da Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário