Comédia Romântica / 94 min. / EUA, Espanha / 2011
Direção e Roteiro: Woody Allen
Produção: Letty Aronson, Stephen Tenenbaum e Jaume Roures
Fotografia: Darius Khondji
Direção de Arte: Anne Seibel
Figurino: Sonia Grance
Edição: Alisa Lepselter
Elenco: Owen Wilson (Gil), Marion Cotillard (Adriana), Rachel McAdams (Inez), Kathy Bates (Gert), Michael Sheen (Paul), Adrien Brody (Salvador), Nina Arianda (Carol), Mimi Kennedy (Wendy), Kurt Fuller (John), Carla Bruni (guia do museu), Léa Seydoux (Gabrielle),; Daniel Lundh (Juan Belmonte) ; Lil Mirkk (Jake Henson); Thérèse Bourou-Rubinztein (Alice B. Toklas); Emmanuelle Uzan (Djuna Barnes);
Serge Bagdassarian (Detetive Duluc); Gad Elmaleh (Detetive Tisserant) ; Yves Heck (Cole Porter) ; Tom Hiddleston (F. Scott Fitzgerald) ; Adrien de Van (Luis Buñuel) ; Corey Stoll (Ernest Hemingway) ; Alison Pill (Zelda Fitzgerald) ; Marcial Di Fonzo Bo (Pablo Picasso) ; David Lowe (T.S. Eliot) ; Sonia Rolland (Joséphine Baker) ; Yves-Antoine Spoto (Henri Matisse) ; Laurent Claret (Leo Stein) ; Olivier Rabourdin (Paul Gauguin) ; François Rostan (Edgar Degas) ; Vincent Menjou Cortes (Henri de Toulouse-Lautrec)
SINOPSE: Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está em Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John pronto para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido. Sua idéia, portanto, é escrever romances, já que tem admiração por escritores de peso, como Ernest Hemingway.
COMENTÁRIO: Depois de homenagear cidades como Londres, Barcelona e, claro, sua Nova York, Woody Allen homenageia a Ci¬dade Luz. O filme inicia mostrando um Paris atual desde a Torre Eiffel ao Museu do Louvre, lindamente enquadrados e fotografados. Porem a meia noite o protagonista passa a viver em Paris dos anos 1920. Lá, interage com uma série de personagens, que vão de Scott e Zelda Fitzgerald a Gertrud Stein, passando por Cole Porter, Hemingway, Picasso, Dalí e Buñuel.
Todos eles vão servir como uma espécie de conselheiros para Gil (Owen Wilson) em um ótimo papel.
Woody Allen da vida aos personagens artistas de uma maneira muito interessante.
Hemingway fala de guerras e caçadas e Dalí falando de rinocerontes, podemos ver o personagem de Owen Wilson sugerindo a Buñuel fazer um filme.
A mensagem do filme é clara: Todos estão insatisfeitos, não importa em que tempo vivam.
Uns querem viver no paraíso na década de 1920, outros por sua vez estão insatisfeitos preferindo a Belle Epóque 1890 . Em outro momento entram numa carruagem e rumam para o fim do século XX, onde ouvimos Degas e outros artistas referindo se com nostalgia ao Renascimento como um tempo realmente grandioso.
A participação especial fica para a primeira-dama francesa, Carla Bruni, que faz o papel da guia no Museu Rodin, cujas esculturas do artista ficam expostas no jardim do grande casarão. Além de Paris e Giverny, há cenas filmadas no castelo de Versalhes.
Woody Allen brinca com a imaginação do espectador e fez um longa-metragem cheio de graça, humor refinado, citações de refe¬rên¬cias do mundo das artes, além de diálogos bem construídos. Um filme com vontade de ver e rever Paris
Nota 9
Woody Allen - Allan Stewart Konigsberg
Natural de Brooklyn, Nova York, EUA, nascido em 01/12/1935.
Últimos filmes escritos e dirigidos foram:
2011 - Meia Noite em Paris (Midnight in Paris)
2010 - Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos (You Will Meet A Tall Dark Stranger)
2009 - Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works)
2008 - Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona)
2007 - O Sonho de Cassandra (Cassandra's Dream)
2006 - Scoop - O Grande Furo (Scoop)
2005 - Ponto Final - Match Point (Match Point)
Nenhum comentário:
Postar um comentário