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sábado, 5 de abril de 2014

TOQUE DE MESTRE

TOQUE DE MESTRE (Grand Piano) 
Suspense / 90 min / EUA; Espanha / 2013 

Direção: Eugenio Mira 
Roteiro: Damien Chazelle 
Produção: Adrián Guerra e Rodrigo Cortés 
Música: Víctor Reyes 
Fotografia: Unax Mendia 
Figurino: Patricia Monné 
Edição: J.L. Romeu 
Elenco: Elijah Wood (Tom Selznick); John Cusack (Clem); Kerry Bishe (Emma Selznick); Tamsin Egerton (Ashley); Allen Leech (Wayne); Alex Winter (Assistant); Dee Wallace (Marjorie Green); Don McManus (Reisinger). 

SINOPSE: Tom Selznick (Elijah Wood) é o melhor pianista de sua geração. Um verdadeiro virtuoso. Apos cinco anos sem subir ao palco, o pianista que sofre de medo do palco e com a finalidade de superar seu trauma que envolve a peça Cinquette, criada pelo seu protetor e que pode so pode ser tocada no piano que ele deixou, marca seu retorno. Mas o pianista descobre um bilhete assustador em suas partituras. A ameaça afirma que ele terá de fazer o melhor concerto de sua vida, sem um único erro, se quiser salvar a si mesmo e também à esposa. 
COMENTARIO: Eugenio Mira faz um thriller maquiavélico fantástico em seu plano técnico, mas todo o conjunto resulta excessivamente milimétrico e calculado. A historia, assinada por Damien Chazelle, mostra diversos cantos do teatro mas sempre partindo do cenário único, o palco. A montagem muito bem feita pelo Víctor Reyes e tudo excessivamente preciso durante o trechos da execução das partituras o dos intervalos. 
O Drama parte da última tentativa dele de tocar Selznick travou e envergonhado, ele desistiu da música até que, no tempo presente do filme, ele retorna para os palcos por insistência da mulher, Emma (Kerry Bishé), uma das mais bem sucedidas atrizes de sua geração. O filme, começa devagar e rapidamente nos envolve com um suspense e com o drama do pianista. 
Durante da execução dos concertos maravilhosos de musica clássica que também é a grande condutora do suspense. Um thriller a moda antiga, estilo Hitchcock. Infelizmente um final hollywoodiano ridículo, faz o thriller perder pontos. Depois de assistir o filme, comentei com amigos músicos, se existe a possibilidade, durante a execução de um concerto, falar via celular com terceiro, e eles são testemunhas que sim é possível. 

Nota: 7

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