ESCRITORES DA LIBERDADE (Freedom Writers)
Drama / 122 min. / Alemanha / EUA / 2007
Direção: Richard LaGravenese
Roteiro: Richard LaGravenese baseado no “Freedom Wrirers Diary” de Erin Gruwell
Produção: Danny Devito, Michael Shamberg, Stracey Sher
Musica: Mark Isham + Mary Ramos
Fotografia: Jim Denault
Desenho de Produção: Laurence Bennet
Figurino: Cindy Evans
Edição: David Moritz
Elenco: Hilary Swank (Erin Gruwell); Patrick Dempsey (Scott Casey); Scott Glenn (Steve Gruwell); Imelda Staunton (Margaret Campbell); April L. Hernandez (Eva Benitez);
Kristin Herrera (Gloria Munez).
SINOPSE: Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nesta instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo.
COMENTÁRIO: Baseado em fatos reais, este drama racial mostra como as pessoas que veem outras nas ruas e julgam-nas pela aparência. Às vezes sem malícia, muitas vezes pela formação educacional errada fala-se de “Loira burra”, “pobre ignorante”.
Nos “Escritores da Liberdade”, trata de grupos raciais que se colidem, por terem que viver no mesmo ambiente: negros, hispânicos e orientais, todos estudando no mesmo colégio.
O filme é um pouco ingênuo e os vários conflitos são muito previsíveis. Os temas já foram explorados em outros filmes, como “Ao Mestre Com Carinho”, “O Clube do Imperador” e “Sociedade dos Poetas Mortos”.
Com um bons elenco de astros, incluindo, Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix), “Escritores da Liberdade” é baseado no aclamado best-seller “O Diário dos Escritores da Liberdade”.
O filme conta com ótimos trabalhos, tanto da Erin interpretados por Hilary Swank e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), como os dos alunos, demonstrando saber lidar com diversas emoções e a Imelda Staunton encarnando a diretora Margaret e Scott Glenn (Dia de Treinamento).
“Escritores da Liberdade” é uma agradável surpresa.Um filme que alem de divertido, consegue emocionar com facilidade.
Nota: 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário