Suspense / 127 min / França / Reino Unido / Alemanha / 2011
Direção: Tomas Alfredson
Roteiro: Bridget O´Connor, Peter Straughan baseado no livro de John Le Carré
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner e Robyn Slovo
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Hoyte van Hoytema
Direção de Arte: Maria Djurkovic
Figurino: Jacqueline Durran
Edição: Dino Jonsäter
Elenco: Mark Strong (Jim Prideaux); John Hurt (Control); Zoltán Mucsi (Magyar); Péter Kálloy Molnár (Hungarian Waiter); Ilona Kassai (Woman in Window); Imre Csuja (KGB Agent); Gary Oldman (George Smiley); Toby Jones (Percy Alleline); David Dencik (Toby Esterhase); Colin Firth (Bill Haydon), Tom Hardy (Ricki Tarr), Benedict Cumberbatch (Peter Guillam), Stephen Graham (Jerry Westerby), Ciarán Hinds (Roy Bland).
SINOPSE: Anos de 1970, em plena era da Guerra Fria. É nesse cenário que o fracasso numa missão na Hungria desencadeia uma série de mudanças na cúpula do comando dos serviços de inteligência britânicos. Um que perde suas funções é o agente George Smiley (Gary Oldman). Mas quando ele já está se acostumando à idéia de aposentadoria, eis que é chamado para liderar uma missão especial. Há suspeitas de que existe alguém infiltrado nas altas instâncias do serviço secreto e somente uma pessoa de fora pode descobrir. Contando com a ajuda de outros agentes afastados, Smiley passa a obter informações e deve ir juntando as peças que levem ao traidor. No caminho, no entanto, ele irá se deparar com histórias de traição, ambição e mentiras. George precisa indicar o espião e não pode errar
COMENTARIO: Ponto alto do filme é o roteiro inteligente e complexo, sem cenas de perseguição, lutas e explosões que nomalmente vistos nos filmes do gênero espionagem da saga 007 com Pierce Brosnan, Sean Connery ou Daniel Craig ou com Tom Cruise nas séries Missão Impossível. Este é uma verdadeira batalha entre agentes de inteligência.
Enfim, um ótimo filme
Nota 9
Nenhum comentário:
Postar um comentário