Comédia Dramática / 115 min./ EUA / 2011
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash, baseados na obra de Kaui Hart Hemmings.
Produção: Jim Burke, Alexander Payne, Jim Taylor
Fotografia: Phedon Papamichael.
Direção de Arte: Jane Ann Stewart.
Figurino: Wendy Chuck
Edição: Kevin Tent
Elenco: George Clooney, Judy Greer, Shailene Woodley, Matthew Lillard, Beau Bridges, Robert Forster, Rob Huebel, Michael Ontkean, Mary Birdsong, Sonya Balmores, Amara Miller.
SINOPSE: Matt King (George Clooney) é um marido indiferente e pai de duas meninas, que é forçado a reexaminar seu passado e abraçar seu futuro depois que sua esposa sofre um acidente de barco em Waikiki. O trágico acontecimento acaba por aproximar Matt das filhas, o que o ajuda na difícil decisão de vender um terreno herdado da família.
COMENTARIO: O roteiro de Kaui Hart Hemmings foi muito bem adaptado e dirigido pelo competente Alexander Payne. .
Aqui ele esta focando um drama mais pessoal e consegue o maximo do não muito versátil talento de Clooney. Quem também faz um trabalho interessante é a jovem Shailene Woodley, ela vive a sua filha adolescente que milagrosamente em pouco tempo amadurece e ajuda nesse processo de aceitar e lidar com a perda de sua mulher. Outros personagens que se destacam são: o amigo da filha, que proporciona os momentos mais engraçados do filme e o sogro rabugento encarnado pelo veterano Robert Forster. A montagem dos personagens e feita com divisão entre o drama e a comédia evitando o longa pesado
O filme aborda temas complexos como traição, morte, dinheiro, paternidade, relacionamentos, sentimento de culpa, e intercalados com belas imagens do Havaí. A fotografia de Phedon Papamichael desconstrói a figura paradisíaca para fotografar o arquipélago de forma natural e os lugares turísticos é apenas visto de passagem.
Uma melancólica e bem colocada trilha sonora de música havaiana às vezes triste, às vezes alegre, mas sempre tranqüila, acompanha o espectador durante extensos 115 minutos de filme.
Wendy Chuck mostra com bom gosto e discretamente que todo mundo usa camisa havaiana, mesmo em eventos sociais.
“Os descendentes” já ganhou alguns prêmios, entre eles o Globo de Ouro de melhor ator de drama para Clooney e o de melhor filme de drama. Vemos sim um Clooney sensível e delicado e as vezes divertido em especial se compararmos suas corridas com as de Matt Damon
Um Bom Filme
Nota: 8
Alexander Payne ou Contantine Alexander Payne ou Alexander Papadopoulos, nasceu em 10 de fevereiro de 1961 em Omaha, no estado americano do Nebraska, filho de Peggy (née Constantine) e George Payne, donos de restaurantes. Seu avô anglicizado o sobrenome de Papadopoulos. Payne estudou em, Stanford University, onde se formou em Espanhol e em História. Payne teve seu MFA em 1990 no UCLA Film School.
Seus filmes são conhecidos pelo senso de humor negro e representações satíricas da sociedade americana contemporânea. Seus filmes também tratam de adultério e relacionamentos. Payne geralmente escreve roteiros em parceria com Jim Taylor
Seus últimos filmes dirigidos foram: 2012 “Os Descendentes” (The Descendants); 2006 “Paris, Te Amo” (Paris, Je T'Aime); 2004 “Sideways - Entre Umas e Outras” (Sideways); 2002 “As Confissões de Schmidt” (About Schmidt).
Nenhum comentário:
Postar um comentário