Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

47 RONINS

47 RONINS (47 Ronin)
Ação, drama, ficção / 120 min / EUA / 2013 

Direção: Carl Erik Rinsch 
Roteiro: Chris Morgan, Hossein Amini , baseado no livro de Chris Morgan e Walter Hamada 
Produção: Scott Stuber, Pamela Abdy, Eric McLeod 
Música: Ilan Eshkeri 
Fotografia: John Mathieson 
Desenho de Produção: Jan Roelfs 
Figurino: Penny Rose 
Edição: Stuart Baird, Craig Wood 
Elenco: Keanu Reeves (Kai); Hiroyuki Sanada (Oishi); Kô Shibasaki (Mika); Tadanobu Asano (Lorde Kira); Min Tanaka (Lorde Asano); Rinko Kikuchi (Lady Mizuki / Feiticeira); Jin Akanishi (Chikara Ôishi); Cary-Hiroyuki Tagawa (Shogun Tsunayoshi). 
SINOPSE: Kai (Keanu Reeves) é um mestiço que vive em Ako desde quando era garoto, sempre sob a proteção do lorde Asano (Min Tanaka). Entretanto, por mais que habite o local há muitos anos, ele nunca foi aceito por Oishi (Hiroyuki Sanada), o chefe dos samurais. Um dia, o shogun Tsunayoshi (Cary-Hiroyuki Tagawa) visita Ako e leva consigo o lorde Kira (Tadanobu Asano), que possui um pacto secreto com uma feiticeira (Rinko Kinkuchi). Juntos, eles tramam contra Asano e fazem com Oishi caia em desgraça. Um ano depois, Mika (Ko Shibasaki), a filha de Asano, está de casamento marcado com Kira. É o suficiente para que Oishi procure a ajuda de Kai, que sempre nutriu um forte sentimento por ela. 
COMENTÁRIO: O filme inicia com uma voz explicando em 5 minutos o que é a mitologia japonesa, o que é um shogun, um samurai, um ronin e como uma criança misteriosa é encontrada na floresta e resgatada e criada por um senhor feudal e quando cresce se apaixona pela filha deste. Mas como adulto sempre tratado como um mestiço porque não ser japonês. Essa criança é Kai (Keanu Reeves). Na doutrina bushido, quando um samurai perde o seu mestre, não há mais motivo para viver e para morrer com honra os samurais efetuam seu próprio harakiri. 
Na historia aparece uma bruxa (Rinko Kikuchi) com poderes mágicos se transformando ora em cachorro, ora em dragão ou em outras criaturas mitológicas. Boa atuação de Keanu Reeves nas suas intermináveis lutas, mas infelizmente fraca a química entre Kai (Reeves) e Mika (Ko Shibasaki). Uma história de amor e vingança, com excessos de magia e duelos tentando mostrar os pequenos detalhes da cultura Japonesa. Uma boa trilha sonora e uma bem lograda fotografia do Japão antigo. Um longa-metragem pouco estimulante, semi-dramático, semi-fantasioso, com um semi-heroi sem clímax emocional, de ritmo lento, que acaba se arrastando pelas exageradas duas horas. Enfim um filme fraco. 

Nota: 4

sábado, 25 de janeiro de 2014

CAPITAL - O

O CAPITAL (Le Capital)
Drama; Suspense / 113 min / França / 2013

Direção: Costa-Gavras
Roteiro: Costa-Gavras
Música: Armand Amar
Fotografia: Eric Gautier

Fotografia: Eric Gautier
Produção: Michele Ray, Costa-Gavras  
Direção de Arte: Sebastian Birchler
Figurino: Eve Marie Arnault
Edição: Yannick Kergoat + Yorgos Lamprinos
Elenco: Gad Elmaleh (Marc Tourneuil); Gabriel Byrne (Dittmar Rigule); Natacha Régnier (Diane Tourneuil); Céline Sallette (Maud Baron); Hippolyte Girardot (Raphaël Sieg); Bernard Le Coq (as Bernard Lecoq); Antoine de Suze; Marie-Christine Adam (Mère Diane).

SINOPSE: Os cidadãos do século XXI são esclavos do Capital e sofrem com os problemas e celebram os triunfos. Esta é a historia da ascensão de um escravo do sistema que transforma-se em seu mestre.
O trabalhador Marc Tourneil (Gad Elmaleh) se aventura no mundo feroz do Capital. Ao mesmo tempo, o chefe de um importante banco de investimento europeu se apega ao poder, quando uma empresa americana tenta comprá-los
COMENTÁRIOUm belo trabalho dos roteiristas Karim Boukercha, Jean-Claude Grumberg e do diretor Costa-Gavras inspirada na obra de Stéphane Osmont.
Um roteiro repleto de artimanhas e com finas ironias, mostra as maneiras de enxergar o mundo dos franceses e dos norte-americanos, que quando o negocio é muito dinheiro são iguais.
A realidade explorada em “O Capital” é verdadeira e aqui ele denuncia os bilionários que tiveram informações privilegiadas como elementos-chave para o êxito de alguns figurões. Possivelmente uma parte pequena dos casos que acontecem vem à tona ou em muitos outros um acordo impede que a denúncia floresça.
Fora do excesso de personagens “Le Capital” tem ritmo, um ótimo roteiro e um final perfeito.
O filme choca pela verdade, e o pior é sabermos que esse tipo de situação ocorre no mundo real. No final tem um paralelo entre as crianças e jovens que brincavam com brinquedos fabricados na Indonésia e em tantos outros países com mão de obra barata e o entusiasmo exagerado dos executivos com a notícia sobre o futuro do banco.

NOTA: 9

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

LOBO DE WALL STREET - O

O LOBO DE WALL STREET (The wolf of Wall Street)
Biopic, comedia dramatica / 180 min. / USA / 2013 

Direção: Martin Scorsese 
Roteiro: Terence Winter; baseado na novela de Jordan Belfort. 
Produção: Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio, Riza Aziz, Joey McFarland e Emma Koskoff. Música: Howard Shore 
Fotografia: Rodrigo Prieto 
Desenho de Produção: Bob Shaw 
Figurino: Sandy Powell 
Edição: Thelma Schoonmaker Powell 
Elenco: Leonardo DiCaprio (Jordan Belfort), Jonah Hill (Donnie Azoff), Matthew McConaughey (Mark Hanna), Kyle Chandler (Patrick Denham), Jean Dujardin (Jean-Jacques Saurel), Margot Robbie (Naomi), Jon Favreau (Manny Riskin). 

SINOPSE: O filme é adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, que no Brasil ganhou o nome de "O Lobo de Wall Street". Belfort foi um corretor de títulos da bolsa norte-americana que entrou em decadência nos anos 90. Sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco. Belfort foi condenado a quatro anos de prisão por fraude acusado por Christina McDowell, cujo pai, Tom Prousalis, era um dos sócios. 
COMENTARIO: Este filme é totalmente de Leonardo de Caprio que gostou da historia de Belfort, falou com Martin Scorcesse, faz anos mas sem êxito. Conversou com Terrence Winters um dos maiores roteiristas de TV da atualidade, fez o roteiro e com ele pronto mostrou novamente para Scorcesse e desta vez com êxito. O filme no inicio tinha uma duração de 4 ½ horas e conseguiram reduzir para 2h59min. Mesmos assim, acredito ter momentos redundantes com excesso de prostitutas, cocaína e pilantragem. O filme é ágil e tem aquele recursos do protagonista relatando diretamente á câmara Mas o melhor do filme é o trabalho do Leonardo DiCaprio. 
Seu papel é complicado e interpreta diversos estados de histerismo, de individuo carismático e um divertido completamente drogado. Scorsese, porém, parece gostar de incluir "fuck" em seus filmes: entre os 20 mais bem colocados na lista, ainda estão outras duas produções suas. São elas "Cassino" (422 palavrões) e "Os Bons Companheiros" (300 palavrões) e segundo informações da revista "Variety", o palavrão é dito 506 vezes ao longo do filme. Mesmo assim é um bom filme. 

Nota: 7,5

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TREM NOTURNO PARA LISBOA

TREM NOTURNO PARA LISBOA (Night Train to Lisbon) 
Suspense; Romance / 111 min / Alemanha; Suíça; Portugal / 2013 

Direção: Bille August 
Roteiro: Greg Latter, Ulrich Herrmann 
Produção: Daniel Baur, Ana Costa, Eric Fischer, Kevin Scott Frakes, Paulo Trancoso Música: Annette Focks 
Fotografia: Filip Zumbrunn 
Figurino: Monika Jacobs 
Edição: Hansjörg Weißbrich 
Elenco: Jeremy Irons (Raimund Gregorius); Mélanie Laurent (Estefânia); Jack Huston (Amadeu); Martina Gedeck (Mariana); Tom Courtenay (João Eça); August Diehl (Jorge O'Kelly); Bruno Ganz (Jorge O'Kelly); Lena Olin (Estefânia); Marco D'Almeida (João); Beatriz Batarda (Adriana). 
SINOPSE: Raimund Gregorius (Jeremy Irons) é um professor de latim do ensino médio e um especialista em línguas antigas. Sua vida é transformada depois de um encontro misterioso com uma jovem portuguesa na antiga ponte de Kirchenfeld, na bela cidade suíça de Berna. Ele consegue impedir que ela salte para a morte nas águas do rio. Raimund fica intrigado, mas a mulher desaparece, deixando seu casaco vermelho para trás. Dentro de um bolso, ele descobre um livro de um médico português chamado Amadeu de Prado, com uma passagem de trem no miolo. Ele decide usá-la espontaneamente, partindo para uma jornada de aventura em Lisboa. Enquanto procura pelo autor, Raimund revisita um capítulo sombrio da história do país e desvela um trágico triângulo amoroso. Ele é atraído para dentro de um misterioso quebra-cabeças onde os riscos são extremamente altos, cheio de intrigas políticas e emocionais. 
COMENTÁRIO: O filme, dirigido pelo dinamarquês Bille August (de “A Casa dos Espíritos”, 1993) é baseado num romance do francês Pascal Mercier e nele narra o episódio histórico da Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974. Trabalhando com cortes para longos flashbacks aleatórios, o diretor vai desmesurando a vida do médico português Amadeu de Prado (Jack Huston) durante a ditadura de Salazar em Portugal.  
 São muitas perguntas sem respostas em menos de dez minutos de filme: Quem é Amadeu? Será que ele está vivo? O que faz ou fez da vida? E quem é a moça do casaco vermelho? A narração funciona em dois tempos e conforme Raimund vai investigando e encontrando seus próprios conflitos e dúvidas. Cada conversa nos mostra flashbacks que, pouco a pouco, adicionam mais peças no quebra-cabeças da vida de Amadeu. O drama é interessante e envolvente, apimentado por romances e pela perseguição da polícia política atuante na ditadura de Salazar. Enfim, uma ótima direção de Bille August e da forma como a história é contada com um elenco de altíssima qualidade e a fotografia boa de Lisboa. O filme pode pecar excesso de poemas e frases falando da vida e liberdade. 

Nota: 7,5

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

VIDA SECRETA DE WALTER MITTY – A

VIDA SECRETA DE WALTER MITTY – A (The secret life of Walter Mitty). 
Comedia dramática; Aventura / 114 min./ USA / 2013 

Direção: Ben Stiller 
Roteiro: Steve Conrad, baseado no curto relato de James Thurber. 
Produção: Stuart Cornfeld, Samuel Goldwyn Jr., John Goldwyn e Ben Stiller. 
Música: Theodore Shapiro 
Fotografia: Stuart Dryburgh. 
Desenho de Produção: Jeff Mann 
Figurino: Sara Edwards 
Edição: Greg Hayden. 
Elenco: Ben Stiller (Walter Mitty); Kristen Wiig (Cheryl); Shirley MacLaine (Edna); Adam Scott (Ted Hendricks); Kathryn Hahn (Odessa); Sean Penn (Sean O'Connell); Patton Oswalt (Todd Maher); Ólafur Darri Ólafsson (The Pilot); Adrian Martinez (Hernando); Joey Slotnick. 
SINOPSE: Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura. 
COMENTARIO: Stiller é um ator de muita expressão natural e hoje muito versátil. Neste filme ele é diretor, protagonista e coprodutor. Um filme leve, muito original e diferente aos clássicos “made in Hollywood” e sem perder o toque americano. Uma muito boa fotografia. Uma edição e montagem incrível. Mesmo com uma historia positiva e paisagens maravilhosos o filme fica cumprido e pesado em alguns momentos mas no final ganha um bom ritmo. São quase duas horas agradáveis 

Nota: 7,5

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

PROVA DE REDENÇÃO - DVD

PROVA DE REDENÇÃO (Twice Born/Venuto al Mondo) 
Drama; Guerra; Romance / 127 Min / Italia, Espanha, Croacia / 2012 

Direção: Sergio Castellitto 
Roteiro: Sergio Castellitto e Margaret Mazzantini 
Produção: Sergio Castellitto e Roberto Sessa. 
Música: Eduardo Cruz 
Fotografia: Gianfilippo Corticelli. 
Desenho de Produção: Francesco Frigeri 
Figurino: Sonu Mishra 
Edição: Patrizio Marone 
Elenco: Penélope Cruz (Gemma); Emile Hirsch (Diego); Adnan Haskovic (Gojco); Saadet Aksoy (Aska); Pietro Castellitto (Pietro); Mira Furlan (Velida); Jovan Divjak (Jovan Divjak); Vinicio Marchioni (Gemma’s husband); Branko Djuric (Doctor Branko Duric); Jane Birkin (Psicologa); Luca De Filippo (Armando); Sergio Castellitto (Giuliano); Bruno Armando (Bruno Armando); Fausto Russo Alesi (Fausto Russo Alesi); Juan Carlos Vellido (Official Ministry). 

SINOPSE: Gemma visita Sarajevo com seu filho, Pietro. Há 16 anos eles escaparam da cidade assolada pela guerra, quando o pai da criança ficou e acabou morrendo. Enquanto ela tenta reparar a relação com o filho, uma revelação força Gemma a encarar a perda, as consequências da guerra e o poder de redenção do amor. Filme baseado no best-seller de Margaret Mazzantini 

COMENTARIO: Uma historia contada a traves de um festival de Flashback transportando o espectador ao mundo do conflito bélico da Bósnia. Os atores defendem seus papeis da melhor maneira possível com uma muito boa participação da Penélope Cruz e outra muito agradável de Emile Hirsh. 
O filme envolve o espectador durante todas as duas horas de duração, despertando sua curiosidade sobre o desfecho da história. 
Um filme que emociona, fala sobre o amor, nas suas diversas formas, sobre sofrimento, perdas e redenção. Tem um final muito surpreendente, que faz mudar toda a perspectiva dos personagens formada até então. 
Faz lembrar o estilo do filme “Incendios” (Dennis Villeneuve, 2010) que no seu fechamento também faz referencia a conflitos bélicos. O filme possui uma boa fotografia e uma trilha sonora muito bem escolhida. 
Um bom filme. 

Nota: 8