Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

STANLEY KUBRICK no MIS

Esta semana fui visitar a exposição sobre STANLEY KUBRICK no Museu de Imagem e do Som em São Paulo. 

Ele nasceu em Nova York em 1928, filho de uma família judia de classe media, inicio sua carreira artística como fotografo para as revistas “Look” e “Life” entre os anos 1945 ate 1951.
Stanley Kubrick 1951

Seu primeiro documentário foi em 1951 com “Dia da luta” de 6 minutos. 
O seu primeiro Longa foi um filme de guerra “Medo e desejo” em 1953, 
a “Morte passou perto” 1955 e com 28 anos “O grande golpe” na face de filme “noir”. 
Em 1957 “Gloria feita de sangue” e “Spartacus”  1960 os dois  com Kirk Douglas,
” Lolita” 1962, Dr. Fantástico em 1964, “2001 uma odisseia no espaço em 1968 , 
Spartacus
Gloria feito de sangue

O filme mais polemico de Kubrick foi em  1971 com “Laranja Mecânica” especialmente no Reino Unido,  “Barry Lyndon”  1975, “O Iluminado” 1980 com Jack Nicholson”,
O Iluminado

“ Nascido para Matar” 1987 e em 1999 faz seu ultimo filme “De olhos bem fechados” com Tom Cruise e Nicole Kidman. 

De olhos bem fechados

Kubrick que tinha comprado os direitos autorais de “ A.I. Inteligência Artificial 2001” oferece para Steven Spielberg.
Stanley Kubrick 1998


A amostra recriou ambientes dos principais filmes que ele dirigiu e além de mostrar centenas de objetos usados em cena, documentos, desenhos de produção, anotações e peças originais. 
Enfim todos os filmes que Kubrick fez, eram intensos de terror, de guerra,  comedias, épicos, e todos incríveis. realizou 3 curta-metragens, 13 longas, alem de 2 grandes projetos não concretizados; "Papeis Arianos" e "Napoleão" que teve um certo atraso apos a falência do MGM. 
Stanley Kubrick morre no dia 7 de março de depois de um ataque cardíaco em sua residencia próxima a St. Albans, Inglaterra, quatro meses antes da estreia "De olhos bem fechados"

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BLUE JASMINE

BLUE JASMINE (Blue Jasmine) 
Comédia / 98 min / EUA / 2013 

Direção: Woody Allen 
Roteiro: Woody Allen 
Produção: Letty Aronson, Stephen Tenenbaum e Edward Walson 
Fotografia: Javier Aguirresarobe 
Desenho de Produção: Santo Loquasto. 
Figurino: Suzy Benzinger 
Edição: Alisa Lepselter 
Elenco: Cate Blanchett (Jasmine); Joy Carlin ( Woman on Plane); Richard Conti (Woman's Husband); Glen Caspillo (Cab Driver); Alec Baldwin (Hal); Charlie Tahan (Danny); Louis C.K. (Al); Bobby Cannavale (Chili); Andrew Dice Clay (Augie); Sally Hawkins (Ginger); Peter Sarsgaard (Dwight); Michael Stuhlbarg (Le docteur Flicker); 

SINOPSE: Uma mulher rica (Cate Blanchett) da socielite nova-iorquina que se ocupava basicamente de futilidades, vê seu mundo ruir com a falência financeira (seguida do suicídio) do marido, o investidor Hal (Alec Baldwin). Não lhe sobram muitas opções a não ser voar até San Francisco e recomeçar ao lado da irmã de criação, a empacotadora Ginger (Sally Hawkins), que é o que lhe restou do que se pode chamar de família. Ela acaba encontrando um homem (Peter Sarsgaad) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ele precisa descobrir quem ela é e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa. 
COMENTARIO: Depois de diversos filmes em Roma, Paris, Barcelona e Londres, Woody Allen decidiu mostrar a crise da econômica americana com inicio em 2008 filmando entre Nova York e São Francisco. A personagem principal é inspirada na Blanche Dubois, do clássico teatral "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams que virou filme em 1951 dirigido por Elia Kazan com Vivian Leigh, em 1995 por Glenn Jordan com Jessica Lange e no “Blue Jasmine” temos a Cate Blanchet. 
Allen quis lembrar a crise financeira mundial quando o então presidente da Nasdaq, Bernard Madoff, foi preso em 2008 depois que os próprios filhos avisaram o FBI das atividades criminais do pai, uma fraude de US$ 65 bilhões ocasionando uma quebradeira de bancos e desintegrando as economias de milhares de investidores. 
Com uma câmera ágil, o diretor explora emoções fugindo de seu intelectual para tentar entender a realidade que passa os EUA hoje durante a crise econômica na qual ele não consegue financiamento para seus filmes em Hollywood e é ignorado pela maior parte do público de seu próprio país. 
Com flashbacks impecáveis explicando o passado, consegue construir um drama pessoal pesado, com toques de comédia deixando o espectador odiando e também torcendo pela protagonista. 


Cate Blanchett faz Jasmine ambientar maravilhosamente tanto com os milionários nova iorquinos, como com os trabalhadores de São Francisco nos momentos de aparente felicidade, assim como no ponto mais baixo de sua tristeza. Mais uma candidata a indicações de melhor atriz. Um bom filme, diferente aos esperados por ser de Woody Allen. 

Nota: 7

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CAPITÃO PHILLIPS (Captain Phillips)
Drama / 134 min / EUA / 2013

Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Billy Ray, Richard Phillips, Stephan Talty
Produção: Dana Brunetti, Michael De Luca, Scott Rudin
Música: Henry Jackman
Fotografia: Barry Ackroyd
Desenho de Produção: Paul Kirby. 
Figurino: : Mark BridgesEdição: Christopher Rouse
Elenco: Tom Hanks (Captain Richard Phillips); Barkhad Abdi (Muse); Barkhad Abdirahman (Bilal); Faysal Ahmed (Najee); Mahat M. Ali (Elmi); Michael Chernus (Shane Murphy); Catherine Keener (Andrea Phillips); David Warshofsky (Mike Perry); Corey Johnson (Ken Quinn); Chris Mulkey (John Cronan); Yul Vazquez (Captain Frank Castellano); Max Martini (SEAL Commander); Omar Berdouni (Nemo); Mohamed Ali (Asad).

SINOPSE: Em abril de 2009 um navio cargueiro americano chamado Maersk Alabama foi abordado por quatro piratas da Somália que usavam um simples barco de pesca impulsionado por motores de popa. Apesar da região ser conhecida por este tipo de ataques, ninguém a bordo do Alabama estava armado, o que os fez presa fácil para os piratas. O capitão do navio se chamava Rich Phillips (Tom Hanks), que tentou negociar com Muse (Barkhad Abdi), o líder do grupo de somalianos, a liberação do navio e da tripulação.
COMENTÁRIO: O britânico  Paul Greengrass ("A Supremacia Bourne", "O Ultimato Bourne", "Voo United 93") consegue com sua câmera nervosa manter o interesse do espectador durante todo o filme mostrando um contraste de duas civilizações totalmente diferentes: uma sujeita a regras e a outra que arrisca tudo porque não tem nada a perder e como as máfias recrutam a homens dispostos a trabalhar assaltando navios mesmo por migalhas e sem outras opções de vida.
Boa filmagens marítimas, trilha vibrante e nervosa mas o filme peca pelas duas horas de extensão e do excesso de nervosismo e gritos dos piratas chegando a ser cansativo.
Magníficas as interpretações dos quatro homens sequestradores liderados pelo Muse interpretado por Barkhad Abdi, ator que nasceu na Somália e com 7 anos de vida mudou-se para os EUA.
O pirata consegue amedrontar em umas horas e em outras justificar o proceder dele. 
Tom Hanks é o protagonista absoluto do filme e interpreta com grande naturalidade brilhando especialmente nos minutos finais do longa emocionando o espectador.
Os dois possivelmente são fortes candidatos a uma indicação ao Oscar de 2014.

Nota: 7


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MORDOMO DA CASA BRANCA - O

O MORDOMO DA CASA BRANCA (The butler) 
Drama / 132 min / EUA / 2013 

Direção: Lee Daniels 
Roteiro: Danny Strong; baseado de um artículo de Wil Haygood. 
Produção: Lee Daniels, Laura Ziskin, Pam Williams, Cassian Elwes e Buddy Patrick. 
Música: Rodrigo Leão 
Fotografia: Andrew Dunn. 
Desenho de Produção: Tim Galvin 
Figurino: Ruth E. Carter 
Edição: Joe Klotz 
Elenco: Forest Whitaker (Cecil Gaines), Oprah Winfrey (Gloria Gaines), David Oyelowo (Louis Gaines), Alan Rickman (Ronald Reagan), Jane Fonda (Nancy Reagan), John Cusack (Richard Nixon), Cuba Gooding Jr. (Carter Wilson), Terrence Howard (Howard), Lenny Kravitz (James Holloway), James Marsden (John F. Kennedy), Alex Pettyfer (Thomas Westfall), Robin Williams (Dwight Eisenhower), Liev Schreiber (Lyndon B. Johnson), Vanessa Redgrave (Annabeth). 

SINOPSE: Durante três décadas, Eugene Allen foi o mordomo oficial da Casa Branca, tendo servido oito presidentes diferentes. A história conta sua vida e mostra a sua visão sobre o poder no Estados Unidos. 
COMENTÁRIO: A consciência norte americana respeito à escravidão e racismo motivou a produção de diversos filmes. Nos anos anteriores com "A Cor Purpura", "Historias Cruzadas", "Preciosa – Historia de uma esperança", "Django Livre”,” 42 – Historia de uma Lenda” e agora com o "Mordomo da Casa Branca" de Lee Daniels e o próximo será “12 Years a Slave” de Steve McQueen. 
Existe uma politica no cinema de não deixar esquecer o Holocausto mostrando os horrores e Lee Daniels não relata e sim mostra de maneira cruel os horrores do racismo dos campos de algodão da Geórgia segregacionista, os movimentos negros, Panteras Negras, Black Power, Freedom Riders, Martin Luther King, Malcom X, e a luta para conseguir direitos iguais nos EUA. 
O filme também acompanha a historia dos EUA no século 20 desde o ângulo da cozinha da Casa Branca, ao assassinato de John Kennedy, e o escândalo de Watergate até a eleição de Barack Obama em 2008.
Jacky e John F. Kennedy
Inspirada na vida de Eugene Allen, que foi funcionário da Casa Branca durante 34 anos, o protagonista com o nome de Cecil Gaines recebeu seu primeiro ensino para seu primeiro cargo na casa Branca foi: "Você não entende nada, não vê nada, apenas obedece" e respeitando este legado, ele conseguiu o cargo de mordomo de 1952 ate 1986. 
Nancy e Ronald Reagan

O filme também relata uma história paralela, que envolve a esposa do mordomo (Oprah Winfrey), que vivia reclamando a ausência de seu marido e seu filho mais velho que era contrario à vida de servidão e respeito e agia como ativista e revolucionário na luta contra o racismo. 

Um filme certamente com muitas indicações no próximo Oscar, e destaques especiais da dupla Forest Whitaker e Oprah Winfrey. O filme tem ótimos flashbacks, uma perfeita edição uma trilha sonora com musica de Schumann e Mozart e participação de Mariah Carey e Lenny Kravitz. Um ótimo filme. 

Nota: 9